top of page

Walter Mafei recebe reconhecimento em livro de Silas

O porto-felicense teve uma surpresa ao participar do lançamento no Morumbis



O porto-felicense Walter Mafei das Neves tem uma vida dedicada ao futebol. São nada menos que 45 anos de serviços prestados em diversos clubes do futebol brasileiro e do mundo, sempre reconhecido por seu trabalho de excelência.


No dia 5 de agosto, Mafei foi convidado a participar do lançamento do livro Além do Sucesso: Um em Um Milhão, de autoria de Paulo Silas do Prado Pereira (ex-jorgador Silas).


Por sua afinidade com o ex-jogador, Mafei prontamente aceitou o convite e foi até a cerimônia no Camarote dos Idosos do Morumbi. O evento pomposo contou, entre tantos nomes conhecidos do esporte, com a presença do presidente Júlio Cazares e sua diretoria, além do coordenador de futebol Murici Ramalho.


Mafei só não contava com o reconhecimento por parte do ex-atleta, eternizando sua gratidão ao amigo nas páginas de seu livro. “Para minha surpresa e alegria, fui citado em seu livro como quem foi o maior apoiador do início de sua carreira, inclusive impedindo que ele fosse dispensado quando jovem da base em 1982, onde permaneceu e se tornou um atleta de ponta a serviço do Tricolor Paulista”, comenta Mafei.


Trajetória

Walter Mafei iniciou seus trabalhos em Porto Feliz. Ele teve passagens na Sociedade Recreativa Monções, Esporte Clube Araritaguaba, Veterano da Associação Atlética Portofelicense e Esporte Clube do Porto.


No ano de 1979, onde foi levado ao São Paulo Futebol Clube por Alain Fritz Gegauf, para a base do tricolor do Morumbi. Lá conheceu o professor Gilbeto Tim, preparador físico do São Paulo Futebol Clube Seleção Brasileira e Internacional de Porto Alegre.


O professor foi seu mentor e o orientou a cursar Educação Física. Mafei se formou então pela Universidade de Santo Amaro (Unisa).


Até então, seus trabalhos eram realizados pela experiência como treinador de futebol e executava também as funções de supervisor da escola de futebol de formação do São Paulo Futebol Cube, localizada na parte inferior das arquibancadas do Morumbi. De acordo com Mafei, dali formaram-se “promessas para o futebol São Paulo do Brasil e do mundo”.


Alçando voo

A partir de 1983, foi convocado para ser o professor na Seleção Paulista de Futebol Júnior (Sub-20) e Seleção Brasileira (Sub-16 em Montaigu, na França).


Em 1984 foi promovido para os profissionais do São Paulo Futebol Clube. À época, o técnico era o senhor Octacilio Pires de Camargo, o popular Cilinho. Foi nesse período que começou a se forma o Expressinho Tricolor que recebeu o nome de Menudos do Morumbi.


Os aspirantes trabalhavam em conjunto com os profissionais. Desse elenco, faziam parte as promessas como Silas, Muller, Cafú, Ronaldão, Antônio Carlos, Nelsinho e Marcio Araújo.


Os novos talentos, somados a outros consagrados como Gilmar, Oscar, Dario, Pita, Careca e outros trouxe uma sequência de títulos para o São Paulo que sagrou-se campeão nos Paulistas de 1985, 1987 e 1989 e do Brasileirão 1986.


“Através dos nossos trabalhos conseguimos a transformar o São Paulo em um clube vencedor e conquistador de títulos que culminou com as conquistas de mundiais de clubes da Fifa”, relembra Mafei.


Japão

Em 1989, Mafei recebeu o convite de Oscar Bernadi, capitão do São Paulo e Seleção Brasileira, para dar início ao futebol profissional no Japão, pelo Nissan Futebol Clube.


O esforço dos profissionais envolvidos nessa construção do time, rendeu ótimos frutos. A equipe conquistou todos os campeonatos que participou no Japão, totalizando sete conquistas e ainda o vice-campeão da Ásia, no Oriente Médio.


Retorno

Quando retornou ao Brasil, em 1992, Mafei atuou em clubes do futebol paulista, pelo profissional, como: Desportivo Brasil Shandong Luneng Taishan (Porto Feliz); Ituano Futebol Clube (Itu); Cascavel Clube Recreativo (Cascavel/PR); União São João de Araras (Araras); Associação Atleta Ponte Preta (Campinas); Guarani Futebol Clube (Campinas); Associação Atlética Araçatuba (Araçatuba); Esporte Clube Santo André (Santo André) e Rio Branco Esporte Clube de Americana (Americana).


Desportivo

No ano de 2009, o ex-jogador Pita, que era coordenador do Desportivo Brasil, convidou Mafei para trabalhar na base do clube. Ele permaneceu por seis anos, transferindo posteriormente, a convite do também ex-jogador Juninho Paulista, para montar a base do Ituano na função de coordenador de futebol.


Segundo Mafei, até hoje ele continua prestando seus serviços de observador técnico no garimpo de novas promessas para o futebol brasileiro.




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page