top of page

‘O futuro de Porto Feliz está dentro das salas de aula’

  • tribunaporto
  • há 38 minutos
  • 8 min de leitura
Prefeito Célio Peixoto com familiares da patronesse da escola Porfª Maria José de Campos Oliveira, no bairro Altos do Jequitibá
Prefeito Célio Peixoto com familiares da patronesse da escola Porfª Maria José de Campos Oliveira, no bairro Altos do Jequitibá

A semana foi de muitas inaugurações na área da Educação. Durante uma das cerimônias o prefeito Célio Peixoto (Republicanos) frisou que a Educação é uma das maiores prioridades de seu governo. “O futuro de Porto Feliz não está em nenhuma obra pública que nós fazemos. O futuro de Porto Feliz está dentro das salas de aula, dentro da escola pública municipal”, disse.


Na quinta-feira (29) foi inaugurada a escola municipal Profª Maria José de Campos Oliveira, em Altos do Jequitibá. A solenidade, realizada nesta quinta-feira (29), marcou a entrega de uma unidade construída do zero e projetada para o ensino em tempo integral, reunindo o prefeito Célio Peixoto (Republicanos), o vice-prefeito Lucas Rodrigues (MDB), o ex-prefeito Dr. Cássio (PL), além de secretários municipais, vereadores e familiares da patronesse.


A escola representa um investimento de R$ 7,5 milhões em recursos próprios do município, consolidando a região como um polo educacional que agora oferece um complexo de ensino completo, abrangendo desde a creche até o 9º ano do Ensino Fundamental. A nova unidade foi projetada para oferecer um ambiente moderno, confortável e tecnológico.


Com capacidade para atender 400 alunos do 6º ao 9º ano, a EMEF Profª Maria José de Campos Oliveira conta com 12 salas de aula climatizadas e equipadas com lousas digitais. A estrutura inclui laboratórios de informática e ciências, biblioteca, sala do Grêmio Estudantil, refeitório e uma cozinha ampla. Além das áreas pedagógicas, a escola dispõe de um ginásio poliesportivo, estacionamento interno e mais de mil metros quadrados de área verde, tudo planejado para proporcionar o melhor ambiente de aprendizado e desenvolvimento para os jovens de Porto Feliz.

 

Patronesse

Filha de Benedito Rodrigues de Campos e Maria da Glória Calazans, Maria José de Campos Oliveira nasceu em Porto Feliz no dia 30 de março de 1932. Após concluir o curso primário em Porto Feliz, mudou-se para Itu, onde concluiu em 1951 o curso normal no Colégio Estadual e Escola Normal Regente Feijó. Ingressou imediatamente no magistério do estado e foi designada para a cidade de Presidente Bernardes, na região da Alta Sorocabana, onde permaneceu até 1955, quando foi removida para à sua cidade natal, tendo lecionado na Fazenda Conceição e no então Grupo Escolar Coronel Esmédio, aposentando-se no dia 21 de janeiro de 1985. A professora Maria José dedicou toda a sua vida à educação dos jovens, de forma a assegurar a igualdade de oportunidades para todos, em respeito integral à pessoa humana. Casou-se com Olívio Pereira de Oliveira, com quem teve 2 filhos, Olívio e Olimar.


A patronesse da nova escola porto-felicense faleceu em 08 de agosto de 2018, deixando filhos, 4 netos e inúmeros amigos. Homenagem A solenidade prestou uma emocionante homenagem à educadora que dá nome à escola, a Professora Maria José de Campos Oliveira.


Seus familiares, incluindo a senhora Maria da Concei ção de Campos Melo, Olívio Pereira de Oliveira Júnior e Olimar Pereira de Oliveira, estiveram presentes e foram recebidos com honrarias. Prefeito Célio Peixoto expressou sua profunda gratidão à família por permitir que o nome da professora fosse eternizado na unidade: "Agradecer aqui em nome do senhor Olívio, do senhor Olimar, cumprimentar todos os familiares da dona Maria José. Meu muito obrigado por emprestar o nome dessa grande professora, direto ra, que nós tivemos, para o marco da educação de Porto Feliz. Meu muito obrigado por emprestar e nos dar a honra de utilizar esse nome tão importante da nossa professora nessa escola tão marcante."


Secretário de Educação, Celso Fernando Iversen, compartilhou uma lembrança pessoal, destacando a elegância e sabedoria da homenageada: "Eu tive a felicidade de ter ela como vice-diretora minha lá no Coronel Esmédio. Eu sou fruto da escola pública, defendo a escola pública e tenho certeza que a escola pública produz profissionais de excelência. [...] Dona Conceição, em seu nome eu cumprimento os filhos, os familiares que estão presentes e agradeço por consolidar esse nome aqui, que era uma mulher elegante, fina, de uma sabedoria infinita. E essa escola vai representar um pouquinho da sabedoria dela, da postura dela aqui nesses muitos e muitos anos de trajetória educacional."

 

Visão Pedagógica

A diretora da nova unida de, Janaína de Angelo Ruiz, acompanhada de sua equipe gestora, expressou a missão da escola em seu discurso: "É com grande alegria e profundo senso de responsabilidade que participo desse momento tão especial, a inauguração da EMEF Maria José de Campos Oliveira. Essa escola nasce com a missão de ser um espaço de aprendizagem, acolhimento e transformação."


A diretora destacou a responsabilidade de gerir uma escola de tempo integral. "Assumimos juntos uma grande responsabilidade, especialmente por se tratar de uma escola de tempo integral, onde o cuidado com a aprendizagem, a formação integral e o bem-estar dos nossos alunos devem ser prioridades diárias. Nosso compromisso será oferecer uma educação humanizada, inclusiva e de qualidade."


Secretário de Educação, Celso Fernando Iversen, detalhou a importância da nova unidade no contexto do bairro, que agora conta com um complexo educacional completo, incluindo duas creches, uma pré-escola e escolas de ciclo I e II em tempo integral.


Iversen explicou que o modelo pedagógico garante que os alunos tenham as disciplinas tradicionais pela manhã e, no período da tarde, consolidem habilidades com aulas de robótica, teatro, música, meio ambiente e projeto de vida.

 

Recursos Próprios

O vice-prefeito Lucas Rodrigues foi enfático ao descrever a superação dos obstáculos para a entrega da obra, que inicialmente dependia de verbas federais que não foram liberadas. "Essa escola era para ser feita com recurso do governo federal. Foi uma ilusão. Ficamos na mão, o governo federal não podia tocar essa obra. Graças a uma política séria, justa, nós tínhamos caixa, uma prefeitura equilibrada e conseguiu tocar a obra, entregar e deixá-la no que é hoje. Uma obra feita 100% com recurso público, com recurso dos cofres da prefeitura de Porto Feliz."


Lucas Rodrigues, elogiado pelo prefeito como o "engenheiro" da obra por seu acompanhamento diário, relembrou o estado do local meses antes da inauguração. "Quando a gente chegou aqui há cinco, seis meses atrás, era um cenário de guerra. Tinha pessoas que olhavam e falavam assim, é impossível entregar essa escola para ter aula em fevereiro. Mas eu sabia que a gente ia entregar, porque eu sei com quem eu trabalho, eu confio na minha equipe. E está aqui, dia 2 vai ter aula."

 

Oportunidade e Investimentos Futuros

O prefeito Célio Peixoto fez um discurso que entrelaçou sua história pessoal com a política pública de educa ção do município, reforçando a ideia de que a escola pública deve ser a melhor opção. "Eu sou de escola pública. Eu vim de uma educação que era formada e construída para que as pessoas pobres cada vez ficassem cada vez mais pobres. [...] Ao longo desses últimos oito anos, construímos políticas públicas para que a educação de Porto Feliz seja a melhor da região metropolitana de Sorocaba, seja a melhor, como já recebemos premiação, de cidades de 30 a 100 mil habitantes, a melhor do estado de São Paulo, a educação de oportunidade, a educação de equidade."

 

Porto Feliz para o Mundo

Célio Peixoto detalhou o programa de intercâmbio estudantil Porto Feliz para o Mundo, que leva alunos da rede municipal para estudar na Inglaterra com tudo pago. Ele ressaltou que o critério é o mérito e que o programa atende filhos de trabalhadores de diversos bairros, como Jequitibá e Vila Angélica. Melhorias Além da educação, o prefeito anunciou um pacote robusto de melhorias para a região dos Altos do Jequitibá e Jardim Vante.

Entre os investimentos citados, destaca-se a construção do CEMIP Senai, que será a maior escola de qualificação profissional da história da cidade, com quase 6 mil metros quadrados de área construída. Na área habitacional, foi anunciado o início da construção de 530 casas de interesse social em parceria com o governo estadual.


A infraestrutura também será contemplada com a duplicação do trecho da estrada até a rotatória de Rafard. No âmbito social, o bairro receberá um novo centro comunitário gratuito e um quadro social, além do retorno dos programas de alimentação e reforma residencial a partir de fevereiro.


O prefeito encerrou reafirmando seu compromisso. "Tenham certeza que, nesses próximos 10 anos, nós vamos fazer com que os seus filhos sejam os futuros vereadores, sejam os futuros médicos, sejam os futuros prefeitos aqui de Porto Feliz. Essa cidade foi construída por trabalha dores e nós a entregaremos para que trabalhadores a liderem.

 

Ampliação

Na manhã desta sexta-feira (30) foi a vez do Centro de Educação Infantil Municipal Professor Pedro José Moreau, que passou por ampla reforma e ampliação. O evento marcou um novo ciclo de investimentos na educação municipal, com foco na melhoria da infraestrutura e na qualidade do ensino oferecido na primeira infância.


A solenidade contou com a presença do Prefeito Célio Peixoto, do Vice-Prefeito Lucas Rodrigues, do Secretário de Educação Celso Iversen, além de diversos secretários municipais e vereadores, incluindo Professor Marcelo Tuani e Paulo Adriano Benedetti. A importância do patrono da escola foi destacada com a presença de sua sobrinha, Dona Maria de Lourdes.


As ampliações e reformas foram detalhadas em uma carta de agradecimento lida pela auxiliar de educação Silvia Regina Borges, em nome da diretora Marília Fernandes Lopes e de toda a comunidade escolar. Entre as melhorias, destacam se: Cozinha: Construção de um espaço mais amplo e moderno; Pisos: Troca dos pisos em todos os espaços da unidade; Lavanderia e Vestiário: Implantação de uma nova lavanderia com vestiário; Banheiros: Ampliação do número de banheiros para melhor atender os alunos; Novos Espaços de Aprendizagem: Criação de uma Brinquedoteca e uma Sala de Leitura.


A carta também mencionou melhorias anteriores, como a troca do telhado e a instalação de aparelhos de ar-condicionado, reforçando o compromisso contínuo da administração municipal com a unidade. O secretário de Educação, Celso Iversen, enfatizou o compromisso de Porto Feliz com a educação infantil, destacando que o município é um dos poucos a assumir 100% da educação infantil na primeira infância, sem terceirização para creches conveniadas.


“Com essa inauguração nós temos possibilidade aqui de atender mais 40 alunos. Nós temos planejamento a longo prazo... não existe zona urbana, zona rural, existe o município, existe o plano de governo para atender o cidadão, por deficiência, em todas as suas áreas que necessitam para garantir qualidade de vida.”


Iversen também mencionou a entrega de kits escolares e a renovação da frota de transporte escolar com veículos de primeira linha e monitores, além de citar um ciclo de inaugurações de espaços educacionais na cidade.


O vice-prefeito Lucas Rodrigues ressaltou a responsabilidade dos gestores públicos e o trabalho coletivo por trás das conquistas. Ele elogiou o empenho da diretora Marília em buscar melhorias para a escola e a dedicação de todos os funcionários da educação. “É muito gostoso dizer que hoje a gente trabalha numa cidade, trabalha numa prefeitura que pensa num todo, que pensa no munícipe. E é essa responsabilidade que nós temos... Seu trabalho é importante, tanto quanto o meu, quanto o do prefeito, quanto o do vereador, quanto o secretário. São vocês que fazem acontecer.”


Rodrigues destacou que as reformas são fruto de um trabalho em equipe e expressou a satisfação em ver o ambiente escolar sendo utilizado pela comunidade, reforçando que o esforço vale a pena.


Prefeito Célio iniciou seu discurso agradecendo o vice prefeito Lucas Rodrigues e o Secretário Celso Iversen, e parabenizou o time da Educação pelo trabalho feito “com amor, com carinho, e criando oportunidades”.


Ele sublinhou que o futuro de Porto Feliz está nas salas de aula e não nas obras físicas, e que o objetivo é dar 200% para cada aluno, garantindo que eles possam ser o que quiserem. “O futuro de Porto Feliz não está em nenhuma obra pública que nós fazemos, nem essa reforma. O futuro de Porto Feliz está dentro das salas de aula, dentro da escola pública municipal”, disse.


O prefeito também anunciou o pioneirismo de Porto Feliz no Estado de São Paulo ao implementar a metodologia bilíngue na rede pública municipal nos anos iniciais, um programa que hoje só existe na rede privada. Além disso, citou o programa de intercâmbio estudantil gratuito, o “Porto Feliz Para o Mundo”, que leva alunos e professores para a Inglaterra, e a construção da maior escola de qualificação profissional da história da cidade, o Centro de Novas Oportunidades e Qualificação Profissional.


Célio concluiu afirmando que o maior legado que a administração busca deixar é o de uma educação de qualidade e a criação de oportunidades para tirar a população da linha da pobreza através do ensino.


E na tarde desta sexta, foi entregue a ampliação da escola municipal do Bom Retiro, a Profª Maria Aparecida Fernandes Leite, que ganhou mais seis salas de aula, além de sala de fanfarra, sala de multitarefas e biblioteca. Os sanitários foram ampliados e a cozinha, totalmente reformada, garantindo mais funcionalidade e melhores condições para o dia a dia da escola.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page