top of page

Professor Pedro Fernandes de Camargo

PROFESSOR PEDRO FERNANDES DE CAMARGO. Paladino da educação e da memória histórica de Porto Feliz

A foto que ilustra esta crônica mostra o insigne Professor Pedro Fernandes de Camargo, um dos maiores vultos da educação e da história desta cidade. Pedro Fernandes de Camargo nasceu em Porto Feliz no dia 29 de junho de 1883, filho do Sr. Matias Fernandes de Camargo e da Sra. Tereza Hipólito Fernandes de Camargo.


Professor dedicado e laborioso historiador, Pedro Fernandes de Camargo deixou uma vasta folha de serviços prestados ao Município e ao povo de Porto Feliz. Ao ilustre Educador são devidas numerosas crônicas e informações sobre a história desta cidade, publicadas nos diversos jornais que aqui existiram na sua época. Homem de notável inteligência e prestimosa dedicação, foi titular da segunda cadeira do primeiro Grupo Escolar de Porto Feliz, na qual foi solenemente empossado no dia 7 de fevereiro de 1903, por Decreto do Governador do Estado de São Paulo Bernardino de Campos.


Apaixonado pela nossa história e pelas nossas tradições, sobre as quais pesquisou durante toda sua vida, o Professor Pedro Fernandes de Camargo é autor de diversas crônicas denominadas Apontamentos Históricos de Porto Feliz, mostrando não apenas os detalhes da nossa rica e vasta história, como também relatando os “causos” protagonizados e vivenciados pela nossa gente. Em reconhecimento pelo importante trabalho desempenhado nesta cidade, o Governo do Estado de São Paulo perpetuou o nome do Professor Pedro Fernandes de Camargo em uma das mais importantes unidades escolares de Porto Feliz, localizada na Rua João Marinônio de Camargo (Vila Progresso), um dos nossos bairros mais antigos e populosos.


A Escola Estadual Professor Pedro Fernandes de Camargo foi criada no dia 12 de dezembro de 1951, por ato do Dr. Lucas Nogueira Garcez – Governador do Estado de São Paulo. Importante ressaltar que a Vila Progresso recebeu essa denominação pelo Decreto nº 258, de 19 de janeiro de 1952, assinado pelo então Prefeito Municipal de Porto Feliz, Dr. Antônio Pires de Almeida.


O ilustre Professor Pedro Fernandes de Camargo, paladino da educação e da história, faleceu nesta cidade no dia 12 de setembro de 1946 e o seu corpo está sepultado no Cemitério Público Municipal de Porto Feliz.


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page