top of page

Porto Feliz e os 500 Anos do Brasil!

A cidade de Porto Feliz tem grande importância na história do Brasil no que concerne à exploração do sertão brasileiro. O episódio Monções, que bem demonstra a saga dos nossos valorosos antepassados, é um capítulo de suma relevância no que tange às conquistas que deram ao nosso país as dimensões territoriais de um enorme continente.


Tanto é verdade que no ano 2000, por ocasião das comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento do Brasil, três cidades foram escolhidas para representar o País: Porto Seguro (na Bahia, onde Pedro Álvares Cabral ancorou em 22 de abril de 1500); São Vicente (em São Paulo, considerada a cidade mais antiga do Brasil) e Porto Feliz, considerado o mais importante “Porto” a partir do qual, singrando as águas do Anhembi (Rio Tietê), se chegava a todos os extremos do continente.


Por conta disso e como parte dos festejos relativos aos 500 anos do Brasil, o então Prefeito Municipal Dr. Leonardo Marchesoni Rogado inaugurou, no Largo da Penha, o monumento que representa o símbolo das navegações e conquistas portuguesas, composto pela Esfera Armilar e pela Cruz de Portugal, que também representa a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo.


Essa cruz está no Brasão de Armas da Marinha Portuguesa e no Brasão da Força Aérea de Portugal. É a mesma cruz que estava estampada nas velas das naus ou caravelas, que vieram com Cabral no descobrimento do Brasil. Essa cruz também se encontra no Brasão da cidade de Tomar, juntamente com a Cruz Templária daquela comunidade portuguesa, que foi sede da Ordem dos Templários no Reino de Portugal e da Ordem de Cristo. A mesma cruz também está inserida na bandeira do Brasil Império.


Conforme se observa, o monumento que ilustra esta crônica é representativo das navegações portuguesas. É também um belo símbolo que perpetua a importância da cidade de Porto Feliz no conceito da história deste País como o palco do movimento monçoeiro, que descobriu o Brasil por dentro e definiu as dimensões continentais do território brasileiro. Por razões evidentes o belo monumento está implantado no mesmo local sagrado e histórico onde foi erigida a capela em louvor à Nossa Senhora da Penha que deu origem à cidade de Porto Feliz!


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page