top of page

O Mestre da Nossa História

  • tribunaporto
  • 25 de fev.
  • 2 min de leitura
ROMEU CASTELUCCI. Teve intensa participação na comunidade e contribuiu para a preservação da história com pesquisas, crônicas e livros
ROMEU CASTELUCCI. Teve intensa participação na comunidade e contribuiu para a preservação da história com pesquisas, crônicas e livros

A foto que ilustra esta crônica mostra o saudoso cidadão porto-felicense Romeu Castelucci, reconhecidamente um grande mestre da história de Porto Feliz. Em sua atividade empresarial foi proprietário da Torrefação de Café Bandeirante, que se localizava na Rua José Martins Bastos, popularmente conhecida como Rua do Moinho, mesma rua onde o ilustre conterrâneo residiu por toda sua vida.


Romeu Castelucci era irmão do insigne médico e historiador Dr. Walter Castelucci, de saudosa memória, com quem dividia suas valorosas pesquisas sobre fatos históricos da nossa cidade e assinava importantes crônicas publicadas pelos jornais locais.


Por muitos anos Romeu Castelucci foi Diretor do Museu Histórico e Pedagógico das Monções, oportunidade em que seu precioso tempo era dedicado à preservação do acervo histórico da instituição e às pesquisas sobre a nossa terra e a nossa gente.


Romeu Castelucci foi também um grande esportista e realizou excelente trabalho pelo Esporte Clube Operário Araritaguaba, seu clube do coração. A trajetória esportiva do digno cidadão porto-felicense está, inclusive, ligada à doação do imóvel onde se encontra a atual praça de esportes do tradicional clube alvinegro, localizada na Rua João Portela Sobrinho, e que recebeu a denominação de Estádio Dr. Nicolino João Longo.


Romeu Castelucci foi um dos principais fundadores e incentivadores do Lions Clube da nossa cidade. Sedimentado em suas brilhantes pesquisas, o digno porto-felicense escreveu o precioso livro Efemérides de Porto Feliz – Edição Comemorativa dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, no qual destaca datas significativas que registram fatos da nossa história e de pessoas que aqui viveram. Romeu Castelucci, homem simples e de contagiante humildade – características que revestem a lhaneza de alma de um sábio –, faleceu nesta cidade na manhã do dia 20 de agosto de 2002, horas antes de receber a Honraria Intelligência – a mais alta condecoração da Loja Maçônica de Porto Feliz. A pedido de sua família, o jovem Romeu Castelucci Neto compareceu à solenidade realizada naquela noite e, em nome do seu avô, recebeu a homenagem de carinho, respeito e gratidão pelos relevantes serviços prestados ao Município e ao povo de Porto Feliz.


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil.


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

Comentários


bottom of page