top of page

Prefeitura inaugura a Estrada Parque

Espaço degradado e esquecido volta à vida como local de lazer e práticas esportivas



Na manhã do sábado (1º) a cidade resgatou um espaço há muito esquecido. O prefeito Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio/PL) e equipe inauguraram a Estrada Parque. A inauguração fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que prossegue neste final de semana.


Muitas pessoas com pareceram à solenidade e puderam percorrer a es trada, que foi totalmente recuperada com o investi mento de cerca de R$ 2,2 milhões. Os recursos foram do próprio município.


A obra

A Estrada Parque tem cerca de um quilômetro de extensão. Para pavimentá-la foram usados 5 mil metros quadrados de pisos intertravados. Este tipo de piso tem a vantagem de permitir a drenagem da água de chuva, reduzindo o impacto ambiental.


A obra exigiu ainda 2 mil metros de guias, 150 metros de muros de contenção do tipo gabião (armações metálicas preenchidas com pedras) e 16 caixas para captação de águas pluviais.

O Parque da Cidade tem uma academia ao ar livre, bancos, sistema de som em toda sua extensão, iluminação com lâmpadas de LED e um letreiro Eu Amo Porto Feliz, criado especialmente para que os visitantes usem como fundo para seus selfies.


Medalha

Durante a inauguração, a Prefeitura entregou a Medalha Ecológica 2024 a personalidades que se destacaram durante o ano por seu trabalho em prol do meio ambiente. Foram contemplados o presidente da Junta Administrativa de Recursos Ambientais, Edmilson de Jesus Macedo; o empresário João Batista dos Santos (dono da Superflix, usina de reciclagem de mate rial de construção civil) e Rafael Urbanski (proprietário da Loca Espaço). Urbanski, representado pelo gerente Maurício Garcia, recebeu a medalha pelo plantio de árvores nativas na área da Loca Espaço na Castello Branco.





Também receberam a Medalha Ecológica o prefeito Dr. Cássio e os secretários municipais Fernando César de Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), Lucas Rodrigues (Serviços Públicos) e Célio Peixoto (Chefe de Gabinete).


‘Tem história’

O secretário de Serviços Públicos Lucas Rodrigues (que deixou o cargo nesta semana) falou sobre a importância da Estrada Parque. “Uma estrada que tem tanta história, tanta relevância em nosso município e que estava esquecida”, disse Lucas na inauguração.

Célio Peixoto (então secretário-chefe de Gabinete) destacou o estado de abandono em que se encontrava a Estrada. “Ela estava praticamente aca bada”, disse. “Os problemas de drenagem urbana estavam acabando. E não foi fácil! Um papel no Condephaat demorou mais de dois anos e meio. Um papel para uma obra linda demorou mais de dois anos e meio”, lembrou.


Patrimônio

O Parque das Monções e a área contígua são patrimônio do Estado e não podem sofrer intervenções sem a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A reforma da Estrada Parque só pôde começar após o sinal verde do Condephaat.


Para Célio, a obra completa a revitalização do parque histórico, que ganhou recentemente uma praça num local antes degradada na es quina das ruas José Bonifácio e Bandeirantes.


“A Estrada valoriza o Parque das Monções, um parque relevante para o Brasil”, disse Célio Peixoto. “Daqui saiu o redescobrimento interno do Brasil. O Brasil deve muito para esta cidade porque daqui expandimos as fronteiras do Brasil.”


Um marco

O ex-secretário-chefe de Gabinete também destacou a importância do novo espaço para o convívio da população. “Um espaço totalmente revitalizado pensando na população de Porto Feliz, um local idealizado para que os munícipes tenham, em pleno centro da cidade, um espaço para a prática esportiva, para momentos de lazer com a família, tudo isso com muita beleza e em contato direto com a natureza”, disse Célio.


O prefeito Dr. Cássio, o último a discursar, reforçou a importância da recuperação da Estrada Parque. “Esse é um marco importante para nossa comunidade, um projeto que visa não apenas melhorar a infraestrutura, mas que também promover a conservação ambiental e o lazer para todos.”


Dr. Cássio lembrou de suas experiências no local. “Quando criança, passei muitos momentos felizes explorando a floresta de Mata Atlântica que a cerca”, disse o prefeito. “Brincar entre as árvores, ouvir o canto dos pássaros e sentir o frescor da natureza são lembranças que guardo com carinho, que mudaram meu apreço pela natureza.”



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page