top of page

Porto Feliz teve um casamento para cada grupo de 162 pessoas

Segundo dados do IBGE, em 2022 ocorreu um nascimento para cada 98 pessoas


O amor é lindo — diz o IBGE. De acordo com o levantamento de registros civis feito pelo instituto e divulgados nesta semana, o número de casamentos aumentou no Brasil depois da pandemia. Em 2022 o País registrou 970 mil casamentos civis, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.


Duram menos

Cresceu também o número de uniões de pessoas do mesmo sexo: 19,8% a mais no período de um ano. Por outro lado, o total de divórcios também aumento. E segundo o IBGE, os casamentos estão durando cada vez menos. Eles duram agora, em média, 13,8 anos. No Censo anterior, realizado em 2010, esta média era de 15,9 anos.


Casamentos

Em Porto Feliz — diz o IBGE — ocorreu um casamento para cada grupo de 162 pessoas, e um divórcio para casa 342 habitantes.


A vizinha Boituva é menos casamenteira. Lá foi apenas um casamento para cada 187 moradores, e também ocorreram proporcionalmente mais divórcios: uma separação para cada grupo de 194 habitantes.


Mesmo sexo

Porto Feliz teve quatro casamentos de pessoas do mesmo sexo em 2022, ou uma união para cada 14.124 habitantes. Esta média é mais do que o dobro de Laranjal Paulista, por exemplo, onde ocorreu um casamento homoafetivo por 6.565 habitantes.


A média de Laranjal é menor até do que a de Sorocaba, cidade com mais de 700 mil habitantes e sede das regiões Administrativa e Metropolitana. Lá foi celebrada, no ano passado, uma união de pessoas do mesmo sexo para cada grupo de 9.522 habitantes.


Vida e morte

Em Porto Feliz nasceu uma criança para cada grupo de quase 98 habitantes (97,7). A cidade perdeu também um morador em cada 135. Estas e outras informações podem ser obtidas no quadro que a TRIBUNA elaborou comparando as estatísticas das cidades mais próximas.




393 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page