TRIBUNA completa 70 anos de história
- tribunaporto
- 24 de fev.
- 4 min de leitura
Há sete décadas o jornal traz os principais fatos e personagens da cidade

Com esta edição, a TRIBUNA DAS MONÇÕES completa 70 anos de circulação ininterrupta. Porto Feliz pode orgulhar-se de possuir um dos mais antigos jornais em circulação no Estado de São Paulo — e também um dos poucos a resistir. Em janeiro mais uma publicação fechou as portas. O jornal Integração, de Tatuí, anunciou seu fechamento após 49 anos de circulação.
A TRIBUNA vem registrando os fatos mais importantes de nossa cidade há sete décadas, e muito do que se sabe da história de nosso município, graças ao que foi publicado nas páginas deste jornal. A atual direção da TRIBUNA conhece a importância de se preservar esta fonte única de informações sobre Porto Feliz.
Nossos arquivos foram doados a Casa da Cultura de Porto Feliz, estão lá quase todas as edições, desde o nº 1. Muitas preservadas em volumes encadernados estão na sede da TRIBUNA e, a partir do ano de 1998, também no formato digital PDF, para que as futuras gerações de porto-felicenses tenham acesso a este manancial precioso de informações.
Equipes
O jornal foi criado pelo prof. Wilson Muscari. A primeira edição circulou em 6 de fevereiro de 1955, um domingo. Sob o logotipo em letras góticas aparecia o slogan do novo jornal: “Semanário independente dedicado aos interesses dos município”.
Ao longo de 70 anos, diversas equipes produziram a TRIBUNA. Na fase mais recente, Roberto Prestes de Souza e Antonio José Netto assumiram a direção em março de 1985. José Netto deixou o jornal e foi substituído por Maurício José.
Centenas e centenas de colunistas já passaram por estas páginas nos últimos 70 anos. E todos estes ilustres colunistas mantém a tradição que marcou a TRIBUNA desde suas primeiras edições. Centenas de porto-felicenses assinaram artigos nos quais expuseram suas opiniões, sugestões e lembranças.
Debates
O jornal, durante longos anos, foi mesmo a solitária tribuna da qual se podia lançar à comunidade debates e críticas. A TRIBUNA era o único canal de comunicação entre o povo e as autoridades municipais, a principal trincheira de defesa e luta pelos interesses da comunidade e do município.
Completando 70 anos de existência, a TRIBUNA continua desempenhando um papel de relevo na difusão de informações em Porto Feliz. Pelos padrões internacionais de número de leitores de jornais impressos, a TRIBUNA alcançaria mais de 8 mil pessoas todas as semanas.
Além da venda em bancas e outros pontos comerciais, o jornal está presente na internet com um site e página no Facebook. A TRIBUNA é também o jornal mais procurado pelas entidades e órgãos públicos do município quando precisam publicar atos, balancetes e outras matérias legais.
História
A preferência do leitor é resultado, acreditamos, é pela variedade de assuntos que se oferece semanalmente nas páginas da TRIBUNA. Mantendo estilo próprio, o jornal divide suas páginas entre colunas e artigos de opinião e informações sobre os fatos mais importantes ocorridos durante a semana em nossa cidade.
A TRIBUNA preocupa-se muito com a história de Porto Feliz e trabalha ativamente para preservá-la. Todos os anos, por ocasião da Semana das Monções, o jornal edita um suplemento especial com textos sobre o passado da cidade, fotos históricas (sempre que possível, inéditas) e outras informações que possam ser úteis ao leitor interessado em nossas raízes e que despertem nas novas gerações o interesse por este passado.
Publicados em edição especial, os suplementos históricos da TRIBUNA circulam com a edição, mas também têm uma tiragem à parte, que era doada ao Museu Histórico e Pedagógico das Monções, escolas e entidades. Muitos turistas e visitantes levam de nossa cidade cópias do suplemento histórico da TRIBUNA. Aliás, na maioria das vezes, o suplemento é o único material à disposição dos visitantes.
Também gratuitamente, a TRIBUNA produziu e distribuiu CD-ROMs com fotos e textos históricos da cidade, com as edições do jornal. Foram distribuímos mais de 10.000 CDs com material coletado junto às famílias e pesquisas, hoje transformados em PDFs são distribuídos por emails, mídia social e pen-drives. Muitas destas fotos tiveram de ser restauradas eletronicamente. A grande maioria delas é inéditas e estava guardada em arquivos familiares, sem que a comunidade tivesse acesso. A TRIBUNA é distribuída, física e digitalmente gratuitamente às escolas, Prefeitura, autoridades públicas, personalidades de destaque, pesquisadores, visitantes e enviados até ao exterior.
Preservando o presente
O jornal não está preocupado apenas em preservar o passado, mas também em fixar os dias atuais para o conhecimento das futuras gerações de porto-felicenses. Já armazenamos eletronicamente em nossos arquivos cerca de 30 mil fotos. São fotos de logradouros públicos, paisagens, pessoas de destaque e gente comum. É um registro do que somos hoje, a ser deixado para os que farão a Porto Feliz do futuro.
Esta é a TRIBUNA DAS MONÇÕES, um jornal feito por filhos de Porto Feliz que se orgulham de sua cidade e lutam por ela há 70 anos. Vestimos a camisa de nosso município, amamos a nossa gente e temos plena confiança no futuro. Porto Feliz é uma terra de desbravadores, de gente intrépida que avança mesmo sob o açoite das maiores dificuldades. Longe levamos as fronteiras do Brasil, longe levaremos o nome de nossa cidade. Este é o espírito de nosso povo, refletido fielmente nas páginas da TRIBUNA nos últimos 70 anos, e que continuará nos inspirando enquanto tivermos a honra de produzir este jornal para nossa comunidade.


%2015_46_36_7c53fb05.jpg)

Comentários