top of page

No sábado 29, um festival de cultura

Projeto Culturando cria uma Vila para todas as artes no shopping





No dia 29, o Projeto Culturando realiza o 2º Festival Culturando de Literatura — Vila das Artes. O Festival começa às 12h e vai até as 21h no Shopping Porto Miller Boulevard (Centro).


Será um dia repleto de arte e cultura com feira do livro, oficinas, palestras de escritores consagrados e mesas de bate-papo, além de dezenas de atrações de música, dança, teatro, circo, artes plásticas e muito mais, fazendo do espaço uma verdadeira vila de artistas.


Vila das Artes

A ideia é que o público se sinta caminhando por uma vila onde os artistas estão vivendo, trabalhando e ensaiando. Logo na entrada o público acompanhará os grafites do Nanndo Aragão e convidados.


Se virar uma esquina, verá bailarinas treinando uma coreografia. Em seguida, um mágico apresenta seu truque favorito. Mais adiante, as crianças estarão brincando com massinha e slime e depois, enquanto descansam, podem saborear um algodão doce, pipoca e até sorvete Joinha.


Além, claro, das mais de 40 atrações culturais realizadas no palco central e nos demais espaços preparados para o evento.


Inédito

“É um evento cultural inédito para Porto Feliz. Parece muita coisa ao mesmo tempo... e é exatamente essa a proposta”, explica Pablo Civitella, diretor do Culturando e idealizador do evento. “Com essa iniciativa o Vila das Artes irá movimentar cerca de 200 artistas e outras 50 pessoas entre equipe técnica e staff, tota lizando aproximadamente 250 profissionais do setor cultural sendo a maior parte de Porto Feliz”.


Segundo Civitella, além de trazer visibilidade aos artistas da cidade e da região, o evento atua em prol à economia criativa local e regional, o que vai ao encontro da missão do Projeto Culturando, instituição cultural sem fins lucrativos fundada em 2008 com sede em Jumirim e atuação também em Porto Feliz.


É grátis

Todas as atrações do Vila das Artes terão acesso gratuito ao público, com distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças. Parte da programação terá acessibilidade de conteúdo com a presença de intérprete de libras.


As boas-vindas à Vila contarão com o cortejo da Cia Tramp de Palhaços e dos mágicos e malabaristas do Circo do Palhaço Fusquinha. Ao longo do dia, diversas atrações de música e dança irão movimentar o espaço, que contará também com feira do livro, exposições, números teatrais e bate-papo literário com escritores consagrados como Carina Rissi e Fabrício Corsaletti.


Haverá também atividades interativas ao público e a “oficina do brincar”, um espaço de pintura e artesanato para as crianças. O encerramento contará com a cerimônia de premiação dos concursos de poemas e com a performance dos atores no Concurso de Interpretação. A programação completa está disponível no site: www.projetoculturando.com.br


Oficinas

Além das atrações, o Vila das Artes oferecerá uma grade de oficinas criativas, sendo três literárias, uma de teatro ao ar livre e outra de artes plásticas, em parceria com o Ateliê JRomeu, com técnicas de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e o formulário de inscrição está disponível no site do Culturando.


O Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024 é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori. Veja a programação completa:


ARTES VISUAIS E ARTESANATO

Duda Marques — Personalização de ecobag.

Juliano Romeu — Desenho com Carvão - O artista plástico leva seu ateliê para o Vila das Artes e convida o público a se aventurar nos desenhos.

Marcelo Baldini — Ilustrador.

Marcos Rudi — Exposição de pinturas e esculturas.

Nilson Araujo — O artista plástico expõe sua mostra de artes do projeto Gente de Porto.

Sidnei Caricaturista — O caricaturista estará na vila registrando o público presente.

Nilson Teruel — Artista plástico, escultor e desenhista.

Fernando Aragão — De hora em hora, o Vila terá uma tela grafitada pelo artista Fernando Aragão e convidados.

Oficina do Brincar — A pedagoga Andreia Civitella preparou um espaço lúdico para as crianças brincarem com slime, pintura no tecido e massa de biscuit.

Exclusiva Essência e convidados — Produtos artesanais com a exclusiva essência do Xis e convidados.


DANÇA

12h30 | Cia Agnos — A cia de Dança apresenta diversas coreografias do seu repertório


14h00 | Academia La Danse — A academia cerquilhense marcará presença no Vila com suas premiadas coreografias


14h30 | Estação & Cultura Centro de Artes — Alessandra Moreau presenteia o público com coreografias de alunos da sua academia


14h45 | Profª Jumarruah - Dança com Bambolês — Dance com a Jumarruah e seus bambolês


15h35 | Hanna Zahira — A professora e bailarina apresentará um Said Folclore Árabe.


15h35 | Alma Dance Boituva — Dança do ventre tradicional clássica com véu. Bailarinas @kim_nicoly e @ auly_perini


15h45 | Angélica Ortiz — Bailarina


LITERATURA

12h00 | Luiz Bom BluesMan — Venha curtir o blues na Vila.


12h00 | Gabriel Monteiro — O músico apresenta o melhor do samba de sua autoria.


12h00 | Márcio Maresia Monobanda — A sensacional banda de um homem só.


13h00 | Leandro Viola — O sertanejo e o modão de viola já estão garantidos.


15h00 | Pedro Massa e Fabio Tomazela — O melhor da música caipira nas vozes de Pedro Masssa e Fabio Tomazela, do Instituto Cornélio Pires.


16h00 | Felipe Reis — O violonista Felipe Reis realiza ensaio aberto na Vila, com “bis” no palco central.


17h30 | Grupo de Canto – Profª Eliane Marques — Os alunos particulares de canto da professora Eliane prepararam um repertório especial para o Vila.


17h45 | Banda União — A centenária banda porto-felicense marcará presença na Vila com seu tradicional repertório


21h00 | 2 Brothers — Encerrando o Vila das Artes com o melhor do rock na praça de alimentação.


TEATRO E CIRCO

12h00 | Circo do Palhaço Fusquinha — Perna de pau, oficina de malabares, Mágica Close-up e o palhaço mais querido do interior divertem o público da Vila


14h30 | Cia Tramp de Palhaços — O cortejo dos palhaços mais divertidos e irreverentes da Cia Tramp estará circulando junto ao público


14h30 | Grupo Saindo do Conto — Um gole de café e uma prosa com a Dona Veioca


15h20 | Trupe Urca Show em “Vida de Camelô” — A trupe apresenta “Vida de Camelô”, com Claudimir Causin, Urias de Oliveira, Isabelly Brasilio e Rosana Moraes.


15h50 | Contação de histórias — A contadora de histórias Sonia Jaqueline Oliveira traz o clássico infantil “A Cigarra e a Formiga”


19h00 | Concurso de Interpretação — Atores profissionais selecionados para o concurso de interpretação, darão vida aos poemas finalistas do concurso nacional de poemas.


OFICINAS

09h00 | “O sonho desdobrado: escritas do corpo in-consciente” — Oficina de criação poética a partir dos sonhos, com base em experiências de artistas que transitam na linguagem do corpo acordado. Com Francielly Baliana – escritora, pesquisadora e doutora em Teoria Literária pela USP


11h00 | “O livro como poética relacional” — Um convite para explorar as nuances da composição de um livro e lançar um olhar editor às decisões tomadas nas publicações, além de estímulos criativos para a criação poética de paratextos para quem quiser entender e brincar com as amarrações de um livro. Com Geruza Zelnys – escritora, doutora em Teoria Literária pela USP com pós-doutorado em Filosofia da Educação (UNIFESP); e Eduardo Guimarães – escritor e editor.


14h00 | “Foto-síntese da palavra: a linguagem como potência e respiro” — Uma experimentação da interlocução entre fotografia e poesia, convidando ao diálogo entre a imagem com lente e sem lente através de um exercício criativo. Com Lays Milanello – poeta, escritora, fotógrafa e psicóloga


09h00 | “Técnicas para o teatro ao ar livre e de longa distância da plateia” — Uma vivência para atores e atrizes iniciantes ou para quem quiser exercitar o fazer teatral. Com Carlos ABC – Diretor de teatro e Produtor artístico e cultural. Diretor da “A Paixão de Cristo” de Piracicaba pela Associação Cultural Guarantã nos anos de 2006, 2007 e 2008, 2013 e 2014 (Projeto em espaço aberto com 700 participantes).


09h00 | “Oficina de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão” — Em uma experiência interativa, os artistas apresentarão diversos modos de arte plástica ao vivo, utilizando a estrutura de cavaletes, mesas e material artístico do Ateliê JRomeu. O público terá a oportunidade de apreciar e experimentar as técnicas de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão. Com o Ateliê JRomeu, do artista plástico Juliano Romeu, e artistas convidados: Rúbia Camarão, Ryan Nycolas Wallace, Gabi Budart, Fabiana Favinque e Thomas Broyles.

14 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page