top of page

WILIANS MELARÉ ‘Não sou político, sou empresário. Sou movido por resultados’

Wilians Melaré é 4º pré-candidato a prefeito entrevistado pela TRIBUNA. O empresário e presidente licenciado do Porto Feliz Tênis Clube foi uma das grandes surpresas desta eleição.


Wilians nunca atuou antes na política partidária, e ao lançar sua pré-candidatura pareceu aglutinar algumas das principais correntes da oposição ao prefeito Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio/ PL).


Aquele movimento foi abortado pelo vice-prefeito Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão/ União Brasil) num lance que surpreendeu os observadores e criou um clima nos bastidores.


Nesta entrevista, Wilians Melaré conta por que decidiu disputar a eleição para prefeito e apresenta sua visão sobre a cidade. “Ninguém chuta cachorro morto”, disse.


TRIBUNA Quem é Wilians Melaré?

WILIANS Wilians Melaré, brasileiro, casado, 49 anos nascido em Porto Feliz , em 1975 no antigo Hospital do Grilo, como era conhecido, filho de Ulisses Melaré [in memoriam] e Dalila Bello Melare. Cresci no bairro Vila Alcalá, cursei meu período de escola fundamental na Escola Coronel Esmédio e terminei na Escola Monsenhor Seckler.


Formado em Licenciatura Plena em Educação Física (FEFISO), MBA Gestão empresarial e Estratégia de Negócios ( FGV), MBA Finanças, Controladoria e Auditoria (FGV), MBA Gestão Ambiental (UNOPAR). Casado com Elaine Benites, pai de três filhos, Luis Gustavo, Daniel Henrique, Pedro Gabriel e uma filha do coração Valentine.


TRIBUNA E prossifionalmente?

WILIANS Desde pequeno sempre gostei de trabalhar, desde vendedor de amendoim em circo, ajudante geral, office boy, auxiliar administrativo, bancário, professor, gerente de contas em Financeira e por último empresário do ramo de gestão de resíduos e varejista de materiais elétricos.


Sou sócio-proprietário das empresas Papiro Gestão em Recicláveis Ltda e Comercial Elétrica Papiro, presidente do Porto Feliz Tênis Clube, um dos mais conceituados clubes de nossa região.


Vivi toda minha vida em Porto Feliz, tenho grandes amigos de longa data, e conheço pessoas de todos os bairros e regiões da cidade, e desta vez quero mais uma vez ajudar minha cidade que tanto amo, assumindo essa missão de ser pré-candidato a prefeito.


TRIBUNA Por que decidiu disputar um cargo público? E por que Prefeito e não vereador? WILIANS Eu assisto o que acontece na política de Porto Feliz, e do Brasil, sempre como um crítico, e acredito que a maioria das pessoas age assim. Nunca me interessei em disputar um cargo público, sempre me esquivei desse meio, mas à medida que fui amadurecendo algo dentro de mim me moveu a não só tecer criticas, mas, de modo concreto fazer a minha parte de patriota e cidadão porto-felicense.


Digo que foi Deus me trouxe até aqui, foi um chamado, não tenho duvidas disso, e o Deus que me trouxe até aqui me levará ate o final dessa missão e com muito êxito.


Quanto ao cargo pretendido, digo que eu não tenho perfil de legislar sou mais do executivo, gosto de trabalhar, gosto de idealizar e colocar projetos em prática, sei coordenar equipe, sei delegar, sei comandar esse é meu perfil planejar e realizar, por isso me identifico mais com o cargo de prefeito.


TRIBUNA Você acha que ser presidente do Porto Feliz Tênis Clube te ajudou a tomar essa decisão?

WILIANS Sim, tenho certeza disso. Muitos dos associados me chamaram e me motivaram a participar das eleições municipais.


Eu sempre digo que não fazemos nada sozinhos, tenho uma Diretoria, um Conselho Fiscal, um Conselho Deliberativo, colaboradores que vestem a camisa, e considerável número de associados no clube, que estiveram acompanhando e participando de nossa gestão desde o início.


Faz três anos que estou na gestão. Veja o clube antes e veja o clube agora: foi totalmente repaginado, e as obras continuam. Mesmo com meu afastamento do cargo, procuro sempre acompanhar o dia a dia do clube do qual também sou sócio.


Posso dizer com orgulho o Porto Feliz Tênis Clube é um case de sucesso, e fiz e fizemos com amor e desejo de fazer o melhor.


Hoje é um clube muito mais valorizado, muito mais estruturado, muito mais sólido em sua gestão financeira, muito mais frequentado. Digo que foi uma excelente escola e laboratório para mostrar não só a minha, mas a competência de todos nós que pilotamos essa fase tão próspera do Clube.


TRIBUNA Quando assumiu o Porto Feliz Tênis Clube? Como foi?

WILIANS Assumimos em 2021, ainda estávamos em pandemia, o clube vinha de meses fechado por conta dos riscos de aglomeração. Pegamos o clube com um caixa bem reduzido e com uma multa a pagar de 140 mil reais que tínhamos que pagar decorrente de uma autuação, sem frequência de associadas, com uma inadimplência altíssima.


Foi desafiador, saber enxergar saídas e fazer crescer nesse cenário, antes de tudo é preciso coragem pra fazer, e a diferença está ai: Como fazer. E isso foi o diferencial, soubemos como fazer. Visite o clube hoje e vai perceber a diferença. Pelos seus associados e dependentes circulam 5 mil pessoas no clube, tenho certeza que todos estão muito satisfeitos. Defino com tranquilidade que de minha parte e de todos os envolvidos houve competência, nessa gestão.


TRIBUNA O que faz pensar que gerenciar a cidade terá o mesmo êxito?

WILIANS Volto a dizer que coragem é necessário para entrar nessa missão, eu sei o que fazer e sei como fazer, muitos nessas épocas de eleições prometem, mas não sabem como fazer. Comigo é diferente, não sou político, sou empresário, se eu falar em minha empresa e não fazer as coisas acontecer eu sou prejudicado junto. Digo que no ambiente empresarial é uma ramo de tubarões, não dá pra ficar na indecisão, na procrastinação, é preciso fazer e até aqui em minha experiência nessa ramo empresarial tenho vencido, não sem dificuldades, mas, vencemos.


Sou movido por resultados, gosto dos números, de ver o progresso e a prosperidade acontecer, replicar isso na gestão de uma cidade não é muito diferente.


TRIBUNA Você teve muitos revezes em seu curto tempo dentro da política. A que atribui essas dificuldade que enfrentou em sua pré-candidatura?

WILIANS Primeiro, todos os partidos já estavam nas mãos de pessoas que tinham interesse no governo da cidade. Conseguir um partido e acertar a escolha desse partido foi um desafio.


Desde que comecei esse caminho passei por três partidos, até chegar ao PRTB. E não foi fácil oficializar essa minha pré-candidatura, as pessoas que estão mais próximas de mim sabem tudo que passei, desde deslealdades, armações, difamações que foram feitas para que eu desistisse ou ficasse sem condições de disputar as eleições, mas, como eu já disse foi Deus que me trouxe até aqui, e Ele me levará ao êxito dessa missão, porque não me deixou sozinho.


Vejo todas essas dificuldades como um sinal positivo de que tenho chance, senão não incomodava tanto, e ao mesmo tempo uma fraqueza dos adversários, ninguém chuta cachorro morto. Outra situação que já ouvi é que eu sou difícil de lidar. Olha, se ser correto, justo, honesto, e verdadeiro e competente é ser difícil, então concordo, eu sou (risos).


TRIBUNA Nesse vaivém de apoiadores, muitos se foram. Agora você já tem um novo nome para vice?

WILIANS É, dentro do período da pré-candidatura é o tempo que essas mudanças podem acontecer, e que bom que aconteceram agora, onde vamos afunilando nosso entendimento e unindo pessoas que realmente estão focadas no mesmo objetivo e missão que é o povo e a cidade de Porto Feliz. Sim, já temos um nome sim, e ele vai ser anunciado em breve para todos.


NOTA | Depois da entrevista, o prefeiturável anunciou a pré-candidata a vice. Leia na página 2


TRIBUNA Vemos os concorrentes mais presentes nas suas pré-campanhas e há mais tempo realizando eventos. O que tem feito durante a sua pré-campanha?

WILIANS Olhe, como eu disse, essas perseguições e conseguir um partido demandaram bastante tempo, o que reduziu nossas atividades, porque gastamos tempo e energia para sanar esses problemas.


Mas digo que tenho conversado com muita gente, desde o setor privado ao funcionalismo público e esse último eu tenho demandado bastante atenção, pois, em todas as secretarias e esferas da Prefeitura eu escuto reclamações dos funcionários. Eles têm que ser ouvidos. Sai gestor e entra gestor, mas os funcionários ficam, temos que dar a eles condições favoráveis para que trabalhem com satisfação e vontade em suas respectivas funções, merecem sim a nossa dedicação e valorização.


Tenho ouvido pessoas de todos os bairros, pessoalmente ou através de nossa plataforma de sugestões, então digo que nossa pré-campanha esta acontecendo sim e estamos crescendo.


Todo esse material vai virar plano de governo. Sabemos o que fazer e como fazer. Temos nomes e pessoas competentes que estarão assumindo suas respectivas cadeiras, sob o regime da meritocracia, pessoas certas em lugares certos. Nossa pré-campanha está caminhando muito bem e estamos preparados para o inicio da campanha oficial.


TRIBUNA Qual será o carro-chefe de suas propostas de governo?

WILIANS Minha bandeira será o desenvolvimento de Porto Feliz. Se analisarmos as cidades ao nosso redor vamos ver que todas evoluíram muito, e nossa cidade não evoluiu na mesma proporção das outras e nem na mesma proporção das receitas que possui. Há quase 200 anos Porto Feliz era maior que Campinas, Piracicaba, Sorocaba, éramos uma cidade pujante. É preciso retomar o caminho do crescimento. Veja bem, ainda precisamos sair de Porto Feliz para termos uma formação, ainda temos que sair para exames de diagnósticos mais modernos, ainda temos que sair para encontrarmos certas especialidades e tratamentos médicos que aqui não temos, ainda precisamos sair para termos melhores oportunidades de trabalho e renda, são alguns dos aspectos que temos que trabalhar.


Junto com o desenvolvimento, melhora tudo, segurança pública, infraestrutura, saneamento, moradia, saúde, educação, social, e por aí vai. Porto Feliz pode e vai crescer muito e estou pronto pra fazer minha parte nesse processo.


TRIBUNA Se você perder as eleições, vai continuar tentando?

WILIANS Eu nunca tive sonho em ser prefeito, estou aqui por uma missão, e vou cumpri-la, por isso tenho convicção que vou chegar lá e vamos vencer.


Mas se for possível não acontecer a vitória, minha vida não muda, eu sigo meu caminho trabalhando e cuidando das minhas coisas como sempre fiz, não muda nada, eu vou continuar seguindo minha vida.


Mas sigo muito a minha fé em Deus e ele tem me confirmado a cada dia pela sua palavra, vamos em frente, um dia por vez, uma luta por vez, uma vitória por vez.


TRIBUNA Qual mensagem gostaria de deixar registrado para os que estarão lendo e acompanhando?

WILIANS Quero deixar um versículo bíblico, posso? Desde jovem, quando atuante na Renovação Carismática Católica, eu sempre ouvi que Porto Feliz seria um celeiro espiritual e de prosperidade para o povo. Por isso, acho oportuna a palavra.


"O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus” — Deuteronomio 28,8.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page