top of page

Wagner Segato é aprovado no mestrado na PUC-SP

  • tribunaporto
  • 15 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2024

Ele fez história na tradicional instituição ao tornar se o primeiro estudante com deficiência auditiva a receber o título de mestre em Língua Portuguesa


APROVADO. O novo mestre entre os professores doutores Marilena Zanon, Dieli Vesaro Palma e Luiz Antônio Ferreira (a partir da esq.)

Persistência para superar desafios e obstáculos até, enfim, concretizar um sonho e se tornar inspiração para outras pessoas. Professor da rede estadual em Porto Feliz, Wagner Antonio Se gato foi aprovado mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Além da conquista pessoal, a titulação é um marco para instituição de ensino. Pela primeira vez, a PUC-SP aprovou a dissertação de mestrado de um estudante com deficiência auditiva.


Toefl

Nascido em Porto Feliz, Wagner cursou os ensinos fundamental e médio na Escola Estadual Monsenhor Seckler. Aos 26 anos, ganhou destaque na imprensa nacional quando conquistou o Toefl (exame de proficiência em língua inglesa) na Escola Fisk. Em seguida, graduou-se em Letras (Português e Inglês) pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e em Pedagogia pela Faculdade de Porto Feliz (Famo).


Não desistiu

O próximo passo era ingressar no mestrado, mas recebeu recusas por três vezes em uma tradicio nal instituição de ensino de Sorocaba. Em vez de desistir, buscou na capital a realização do sonho. Conseguiu ainda bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para realizar os estudos.


Todo esse esforço foi reconhecido pela banca examinadora, composta professores doutores Luiz Antônio Ferreira, Marilena Zanon e Dieli Vesaro Palma, orientadora da pesquisa intitulada “Re textualização do Gênero Textual: Histórias em Quadrinhos e a Produção Escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.


Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, Luiz Antônio Ferreira elogiou a qualidade do trabalho apresentado. “É especialmente interessante, tanto para o Wagner quanto para nós, perceber que um processo de inclusão é possível e que hoje podemos contar orgulhosamente com ele como mestre em língua portuguesa”, afirmou.


Novos planos

Aprovado no mestrado, Wagner já tem novos planos. Assim que a banca encerrou os trabalhos, foi à secretaria da universidade manifestar interesse em cursar o doutorado. Enquanto muitos desistem de estudar quando se deparam com obstáculos, o mais novo mestre da PUC-SP encara os problemas e dificuldades como desafios, cada vez mais motivado a avançar.


Rodolfo Albiero, especial para a TRIBUNA

 
 
 

Comments


bottom of page