top of page

‘Vila das Artes’ é sucesso e atrai mais de 2.500 pessoas

Evento gratuito do Projeto Culturando proporcionou uma experiência multicultural no último sábado


No sábado (29) Porto Feliz foi sede da 2ª edição do Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes. A missão não era simples: criar uma vila de artistas, um formato com a variedade de linguagens artísticas e a magia que se encontra somente em eventos consagrados, tudo isso dentro da cidade de Porto Feliz.


Essa ideia não somente se concretizou como conquistou forte adesão do público: mais de 2.500 pessoas passaram pela Vila ao longo do dia, das 12h às 21h. Os grandes protagonistas foram os mais de 200 artistas, em sua maioria porto-felicenses, que ocuparam o espaço, expressaram o melhor da sua arte e transformaram o shopping Porto Miller na verdadeira Vila das Artes.


Na entrada

Escritora Carina Rissi

Logo na entrada, Nanndo Aragão e convidados realizaram diversos painéis em grafite, enquanto o palhaço Fusquinha recepcionava o público com malabares na perna de pau. Dentro do shopping, o artista plástico Juliano Romeu levou para a Vila seu ateliê de pintura, onde o público, além de apreciar suas obras e de seus convidados, pôde aprender algumas técnicas e até mesmo arriscar alguns traços no desenho a carvão.


O público também pôde acompanhar o lançamento do livro O Gato Nestor, da professora Andreia Matos, o bate-papo com a renomada escritora Carina Rissi e ainda deixar sua mensagem ou escrever sua própria história nos painéis disponibilizados ao longo dos corredores.


Variedade

São apenas algumas das mais de 40 atrações realizadas entre música, dança, teatro, circo, artes visuais e literatura, além de feira do livro, exposições, cinco oficinas criativas e mesa com escritores, bem como estações interativas de pintura, malabarismo, artesanato e a Oficina do Brincar, com atividades de slime, massinha e pintura, que agradou as crianças durante todo o sábado. O Vila das Artes mostrou o grande potencial artístico e cultural que Porto Feliz possui.


‘Sábado mágico’

“Vivemos um sábado mágico. Vivo. Colorido. Era o que a cidade estava precisando, como ouvi tantas pessoas dizerem ao longo do evento. Dava para ver o encantamento na expressão do público e a gratidão nos olhos dos artistas”, declarou Pablo Civitella, diretor-executivo do Projeto Culturando e idealizador do evento. “Para nós, foi a prova de que, sim, a cidade tem potencial na área cultural, consome cultura e prestigia a cultura. Só precisa ser valorizada. Foi gratificante proporcionar esse momento à cidade, com protagonismo aos artistas locais e regionais, como é a missão da nossa instituição”.


À noite

A programação noturna contou também com a o concurso de interpretação, vencido pela carioca Ana Cecília Reis; o concurso estudantil, vencido pela porto-felicense Estela Müller Prando, da escola Coronel Esmédio; o prêmio Araritaguaba, vencido pela Luciana Ribeiro, de Tietê; e o Concurso Nacional de Poemas, vencido pela baiana Bárbara Pereira Mançanares, com o poema “As Fiandeiras do Destino”. A relação completa dos vencedores está no site www.projetoculturando.com.br .


O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page