Aconteceu na Câmara na segunda-feira (9), a solenidade de entrega do Prêmio Cultural Antônio Yamamoto. A honraria foi instituída pela Resolução nº 332, de 9 de dezembro de 2019, e é concedida aos artistas ou agentes culturais de todas as áreas e níveis, que exerçam ou tenham promovido ações culturais ou laborais, destacando-se e contribuindo para com o município.
O nome Prêmio Cultural Antônio Yamamoto homenageia um ativo agente cultural de Porto Feliz, que promoveu importantes eventos artístico-culturais, foi membro do Conselho Municipal de Cultura e elevou o nível cultural da cidade como divulgador e participante de debates e políticas públicas do setor.
Foram entregues sete honrarias durante a solenidade. O mestre de cerimônias, Reinaldo Crocco Jr., fez breve apresentação dos homenageados, que receberam uma placa de reconhecimento.
Receberam o Prêmio Cultural “Antônio Yamamoto” as personalidades: Kauan Mateus Portela (vereadora Lúcia de Fátima Caballero), Rogério Taveira da Silva (vereador Ciro Valdez dos Santos), Nilson Teruel (vereador João Augusto Fávero), Paulo Henrique Coelho de Oliveira (vereador Cássio Rodrigues Batista), Gilson Geraldo (vereador Luís Henrique de Oliveira Diniz), Andréia Miranda de Moraes Nascimento (vereador Marcelo Tuani) e Jéssica Leroy (vereador Luís Antônio Gutierre Ruiz).
A professora Sonia Jaqueline da Silva Oliveira fez uma apresentação do tradicional conto africano “Carne de Língua”. Jaque como é mais conhecida em Porto Feliz, é narradora oral tradicional há mais de 20 anos, escritora e ativista cultural com reconhecimento pelo Ministério da Cultura como Mestre de Cultura Popular.
O presidente e vereador Paulo Adriano Benedetti enalteceu a contribuição dos homenageados para a construção da identidade cultural de Porto Feliz, que “nos orgulha e nos conecta” e a importância de celebrar a cultural local que tem “poder de transformar, educar e inspirar”, nomeando os homenageados da noite como “embaixadores da alma do nosso povo”.
Comments