As vendas de imóveis usados cresceu mais de 50% em junho na região de Sorocaba, mostra uma pesquisa do Conselho Regional dos Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). A pesquisa foi realizada no mês passado em 34 imobiliárias dos quinze principais mercados da região.
Em comparação com maio, as vendas de imóveis cresceram 56% e as locações, 27,05%. Segundo a pesquisa, a média dos valores das casas e apartamentos vendidos no período ficou entre R$ 200 até R$ 300 mil.
Pequenos
A maior procura é por imóveis pequenos. Os compradores de casas e apartamentos buscam unidades de dois dormitórios com área útil de 50 até 100 metros quadrados.
A pesquisa do CRECI indica que, mais uma vez, o mercado nos bairros está mais aquecido que nas regiões centrais e nobres das cidades pesquisadas.
Na periferia dos municípios pesquisados estavam 63,4% dos imóveis vendidos em junho, contra 22% nas regiões centrais e 14,6% nas áreas nobres.
Caixa lidera
A Caixa Econômica Federal continua dominando o mercado imobiliário. No mês passado a Caixa financiou 36,6% dos imóveis vendidos na região.
Os demais bancos ficaram com 14,6% do mercado, menos da metade dos negócios fechados diretamente com os proprietários (34,1%) e quase empatados com os pagamentos à vista (12,2%). Na lanterna estão os consórcios de imóveis: meros 2,4% das vendas no período.
Preferidas
O cliente continua preferindo casas a apartamentos. Na região, a venda de casas representou 71% dos negócios e os apartamentos, 29%. A mesma tendência foi encontrada na locação, com praticamente os mesmos números: 70% dos imóveis locados eram casas e 30%, apartamentos.
A pesquisa foi realizada em 34 imobiliárias das cidades de Boituva, Capela Do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. A pesquisa é realizada todos os meses.
Comentários