top of page

Unidades Básicas de Saúde fazem teste para tuberculose

Até o dia 30, a Secretaria de Saúde do município estará em campanha para diagnosticar casos de tuberculose. O nome oficial é Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.


Tuberculose mata, mas pode ser curada. Além de salvar vidas, a campanha visa evitar que o agente causador da doença, a bactéria Bacilo de Koch, se espalhe e contamine outras pessoas. A tuberculose é transmitida pela tosse, espirros e até uma simples conversa.


Muitas vezes a pessoa está com o bacilo, mas ainda não apresenta os sintomas da doença. Estes casos são chamados de assintomáticos. Um dos objetivos da campanha é identificar estes pacientes e iniciar logo o tratamento.


Os principais sintomas que indicam um quadro de tuberculose são: tosse persistente seca (mais de três semanas seguidas), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Ao identificar um ou mais destes sintomas, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Em Porto Feliz, todas as UBS estão fazendo o teste para tuberculose. O teste é simples, rápido, e o resultado fica pronto em sete dias. O tratamento é oferecido gratuitamente nas próprias UBS.


A rede pública de saúde tem uma vacina que previne a tuberculose, a BCG. Ela deve ser aplicada em crianças de até 4 anos de idade, conforme Calendário Nacional de Vacinação definido pelo Ministério da Saúde. A taxa de cobertura vacinal atual em todo o Estado é de 68,81% quando a meta é de 90%.


Em 2023, o Brasil registrou 80.012 novos casos de tuberculose. Ocorreu uma pequena queda em relação ao ano anterior, 1,95%. Destes casos, o Estado de São Paulo contribuiu com 20.547 pacientes. O grupo mais afetado pela doença no ano passado foi formado por pessoas com idades entre 20 e 59 anos, totalizando 15.787 casos no Estado.




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page