top of page

Professor Carlos Cavalheiro é um dos autores de livro sobre Sorocaba

CAPA DO LIVRO. Com 304 páginas, 14 artigos e linguagem acessível, ele ajuda a repensar Sorocaba fora dos lugares-comuns que cercam a cidade

O professor, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro é um dos autores do livro Pensar e Repensar Sorocaba: Uma Visita Crítica À História da Cidade. A obra reúne 14 textos organizados por Bruna Bengozi, Cícero Santos e Pedro Carvalho.


O lançamento, da editora sorocabana Cubile Editorial, comemora os 370 anos do município-sede da Região Metropolitana.


Lugares-comuns

Os textos reunidos em Pensar e Repensar Sorocaba têm em comum a crítica a três lugares-comuns da cidade: Sorocaba cidade bandeirante; Sorocaba Manchester Paulista e Sorocaba cidade conservadora. Dentre os temas presentes na obra há a discussão sobre escravidão, economia, religião, doenças, resistências sociais etc.


A obra traz uma abordagem inédita para a história sorocabana, que atualiza temas clássicos da historiografia da cidade como o bandeirantismo, ao mesmo tempo em que traz à tona assuntos ainda pouco discutidos, como a história indígena pré-colonial.


O livro foi pensado para ser lido por todos os públicos, com uma escrita acessível, ao mesmo tempo em que preserva o rigor da pesquisa histórica. Participaram da escrita mestrandos a professores doutores de instituições como USP, Ufscar, Uniso e IFSP, com formações diversas, entre a história, as letras, as ciências sociais e arqueologia.


O prefácio do livro é assinado por Tiago Hideo Watanabe, professor do Instituto Federal de São Paulo e a apresentação é de Walter Swensson Júnior, coordenador do curso de história da Universidade de Sorocaba.


Prof. Carlos

O texto do professor Carlos Carvalho Cavalheiro trata do fenômeno do fascismo em Sorocaba na década de 1930. Naquela época, a cidade contava com cerca de cinco organizações de diversas vertentes do fascismo, incluindo uma subsede do Partido Nacional Fascista Italiano. Carlos, colunista da TRIBUNA, aborda ainda os movimentos antifascistas — de resistência ao fascismo — e, também, faz uma relação com o neofascismo e o neonazismo presentes na atualidade sorocabana.


O lançamento acontecerá na sexta-feira da próxima semana (27) no Sesc Sorocaba, na área de convivência, a partir das 19h. O evento, gratuito, terá um debate entre os organizadores.


Pensar e Repensar Sorocaba estará a venda na ocasião por R$ 65,00. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 — Jardim Faculdade.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page