top of page

Pequenas dívidas não serão mais cobradas

 Prefeitura alega que custo da ação judicial supera o devido; projeto foi aprovado


Os vereadores votaram na sessão de Câmara da segunda (6) dois projetos. Foi aprovada em segunda votação a proposta que cria seis cargos de bombeiro municipal.


Outro projeto aprovado pela Câmara, dispensa a Fazenda Pública Municipal de ajuizar execuções fiscais de créditos tributários e não tributários quando o valor total, relativo a um mesmo devedor, for até 130 UFMs (Unida des Fiscais do Município, equivalentes a cerca de R$ 520).


Despesa é maior

De acordo com a justificativa da Prefeitura, o objetivo é não dar anda mento a ações cujos cré ditos sejam visivelmente inferiores à despesa gera da pelo processo ao município, seguindo princípio da eficiência, visto que o emprego de recursos municipais deve ser realizado de forma eficiente e, no caso de tais cobranças de pequeno valor, onera-se mais do que efetivamente traz benefícios.


Minuto de Silêncio

Apesar de Saulo do Barganhas (PL) ter apontado que a forma como a Câmara presta condolências às famílias dos falecidos deve ser modificada, ainda nada se fez para que essa alteração possua efeito. Portanto, os vereadores apresentaram o requerimento de minuto de silêncio na sessão.


Roberto de Góes

Paulo Benedetti (Republicanos) pediu um minuto de silêncio pelo faleci mento do ex-vereador, o comerciante Roberto de Goes Costa ocorrida no dia 30 de abril aos 64 anos de idade. Ele era casado com Nice dos Santos de Goes Costa e deixa as filhas Patrícia e Roberta.


Delvani

Já Teko Gutierre (MDB) prestou sua homenagem pelo falecimento do comerciante Delvani Rodrigues aos 50 anos de idade. Ele era casado com a Giovana Andreazza Angelieri Rodrigues e deixa os filhos Rafaela e Eduardo.


Castramóvel

Lu Caballero (União Brasil) quer informações sobre o castramóvel. Ela quer saber o motivo do veículo não estar em funcionamento, após a destinação de sua emenda impositiva para que fos sem feitas as adequações impostas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).


Situação de rua

Adilson Casagrande (União), quer saber quais programas sociais a Prefeitura mantém para acolher as pessoas em situação de rua. Ele pede informações ainda sobre a existência de acompanhamento dessas pessoas e se elas têm passagem criminal.


Dois bairros

Num mesmo requerimento, Casagrande questionou o setor de Serviços Públicos sobre a situação de dois pontos, Bom Retiro e Santo Augusto I. Ele quer saber se a Prefeitura tem planejada ações de manutenção nesses dois locais. De acordo com o vereador, os moradores o procuraram para in formar que as ruas estão esburacadas e não há manutenção há mais de ano.


Já resolvido

Cássio Carlota (MDB) trouxe a informação do secretário de Serviços Públicos, Lucas Rodrigues, de que a manutenção no condomínio Santo Augusto está na programação da Prefeitura. Segundo Carlota, faz dez dias que ele colheu a reivindicação do bairro. Sobre as demais cobranças de Casagrande, Carlota pediu ao vereador que as encaminhe para ele que serão devidamente encaminhadas ao secretário.


Bom Retiro

Casagrande disse que, com as informações de Carlota, vai aguardar mais um pouco para que o problema seja resolvido. Já com relação ao Bom Retiro ele declarou que não basta somente a capinagem do local e que as canaletas também precisam ser limpas.


Canaletas

Carlota pediu um apar te para dizer que não é só cobrar da Prefeitura. Para ele, os munícipes também precisam fazer sua parte. “A Prefeitura tem a obrigação de zelar também, mas se cada proprietário zelar por sua área, limpar canaleta que está na por ta do seu sítio, já ajuda”, disse.


Rodoviária

Casagrande também pediu informações sobre a falta de produtos de higiene no Terminal Rodoviário Odilon Antônio. Ele pede explicações sobre os sanitários do local não apresentarem papel higiênico, sabonete líquido e papel toalha. “Qual a justificativa? Falta de dinheiro?”, questiona.


Josias Pedro

Adilson Casagrande apresentou duas moções aplausos. A primeira para Josias Pedro, servidor público municipal. Casa grande destacou que a trajetória de seu homena geado “é de grande êxito e contribuiu bastante para o desenvolvimento da nossa querida Terra. Deixo meu agradecimento, essa pes soa maravilhosa que eu compartilhei também no setor da Educação. Parabéns, Josias”.


Fubá

A outra moção de aplausos de Casagrande foi para o comerciante Renato Barnabé, mais conhecido em Porto Feliz como Fubá. “Este vereador de seja muito sucesso a esse tão querido comerciante de Porto Feliz, Fubá”, comentou.


Campo de futebol

Ciro Valdez (Republica nos) informou que reunião entre a Prefeitura e representantes da Sociedade Recreativa Jardim Vante e do time de futebol do Independente trouxe bons frutos: um novo campo de futebol para o bairro. De acordo com ele, a expectativa é de que no segundo semestre o campo já esteja pronto para receber as escolinhas de futebol, nas categorias masculino e feminino.


Reivindicações

Vereador Ciro comentou ainda sobre reivindicações dos moradores do Jardim Vante em algumas ruas do bairro.


Santa Casa

Em fiscalização na Santa Casa, Adilson Casagrande disse ter recebido reclamações da demora no atendimento e falta de medicamentos. “Confesso que acho estranho estar faltando os insumos na instituição. Eu, assim como os demais vereadores, enviei emenda parlamentar na ordem de 150 mil reais. Cadê esse dinheiro, o que foi investido?”, pergunta.


Vigilância

O vereador pede ainda para que seja instalada linha telefônica na Vigilância Sanitária. Segundo ele, o setor está sem comunicação. Ele sugere ainda que seja disponibilizado um número de WhatsApp. “Diversos moradores tentam falar com o órgão e não conseguem”, observou.


Pai da criança

Casagrande agradeceu ao Departamento de Sistema Viário pela implantação de uma lombafaixa na rua Cardoso Pimentel, na altura do supermercado Correia. Segundo ele, em novembro do ano passado ele protocolou indicação solicitando a benfeitoria naquele trecho. Os vereadores Teko Gutierre e Ciro Valdez também publicaram em suas redes sociais que fizeram indicação para a mesma benfeitoria.


Rio Grande do Sul

Marcelo Pacheco (PSD) comentou sobre a tragédia do Rio Grande do Sul, em que diversas cidades ficaram alagadas, após chuvas intensas por todo o Estado. Aproveitou para parabenizar o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, pela ação de reunir doações para as vítimas do Sul. Pacheco aproveitou para criticar a Prefeitura por, nesse momento, anunciar a vinda do cantor Michel Teló para a Agroporto. Segundo o vereador, é um momento errado devido à situação que o Rio Grande do Sul passa.


Unimed

O vereador falou novamente sobre a situação Unimed/Santa Casa. Desde seu pronunciamento em 15 de abril, a história teve desdobros com a resposta da Santa Casa (publicada na Tribuna no dia 26 de abril) e falas do prefeito Dr. Cássio à Rádio 93FM que não agradaram a Marcelo Pacheco. Depois de todo o imbróglio, Unimed e Santa Casa retornaram às tratativas para a volta do serviço, segundo Pacheco. Ele isentou os funcionários da Santa Casa e declarou que eles só cumprem ordens. “Quem manda no hospital é o prefeito”, comentou.


Santa Casa

Teko Gutierre usou de seu tema livre para falar sobre a Santa Casa e defender que todos no hospital tem se empenhado para fazer o melhor pela população. De acordo com o vereador, a demanda é grande, mas os funcionários se dedicam para que todos sejam atendidos da melhor forma possível.


Pronto-socorro

Teko falou ainda sobre o término das obras do novo Pronto Socorro Municipal e que a obra ajudará a desafogar o hospital. Ainda segundo ele, a inauguração deve acontecer dentro de, no máximo, um mês.


Capoava

Teko agradeceu os servidores municipais da secretaria de Serviços Públicos pela manuten

ção do acesso ao bairro da Capoava. Segundo ele, foi uma reivindicação dos moradores que já foi atendida pela Prefeitura.


Rotary Club

Luís Diniz (PSD) parabenizou o Rotary Clube de Porto Feliz pela ação desenvolvida na Cidade dos Velhinhos. O dia da Beleza, segundo o vereador, levou cabeleireiros para atender os internos da entidade.


Dengue

Diniz indicou ainda ao município que pesquise sobre uma planta que atrai libélulas. De acordo com ele, algumas cidades da região estão adotando a planta para o combate ao mosquito da Dengue. A libélula, pelo que pesquisou o vereador, é um predador natural do Aedes aegypti, contribuindo para a diminuição do mosquito.


Agroporto

Saulo do Barganhas declarou que é preciso separar o que houve no Rio Grande do Sul com o que acontece na cidade. O vereador disse ter visto nas redes sociais, pessoas pedindo o cancelamento da Agroporto.


No seu entendimento, a feira é muito importante, principalmente porque beneficia três entidades da cidade: Cidade dos Velhinhos, APAE e Santa Casa. Ainda de acordo com ele, o show é feito com patrocínio e não dinheiro público.


Ouvidoria

Saulo disse respeitar a opinião de cada vereador, mas que com relação à Santa Casa, há certas discussões que não devem ser trazidas para a Câmara. Sobre as reclamações, o vereador disse que a população deve encaminhar para os canais da Ouvidoria do hospital, para que sejam apuradas e medidas tomadas.


Mais médicos

Com o aumento do número de casos de Dengue em todo o Brasil e em Porto Feliz não é diferente, Saulo pede para que a Santa Casa verifique se há necessidade da contratação de mais médicos para dar agilidade no atendi mento dos pacientes.


União

O presidente do Legislativo, Paulo Benedetti, comentou que as discussões vão acontecer, mas que os vereadores devem se manter unidos pela po pulação. “Venho aqui pedir encarecidamente, eu sei que eu não podia nem fazer esse pedido, mas pedir encarecidamente que continuemos unidos em prol da população, independente da forma que você trabalha”, ponderou.


Sem feito

Lu Caballero (União) questionou como é possível se manter união quando nunca teve uma indicação sua atendida. Segundo ela, em seu trabalho social ela sempre necessita do apoio da Prefeitura, mas nem mesmo os secretários municipais a atendem.


Próxima sessão

Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (13), às 19h. A TV Porto Feliz transmite a Sessão de Câmara, ao vivo, no Youtube e no Facebook.






0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page