Vereadores falam do Pronto-socorro, Estrada Parque e Espaço Cultural Olair Coan
Os vereadores se reuniram na segunda-feira (10) em sessão na Câmara Municipal. Sem projetos para votação, a temática ficou em torno das mais recentes inaugurações da Prefeitura, Estrada Parque e Espaço Cultural Olair Coan. Os vereadores também aprovaram requerimento sobre manutenção da cidade e os feitos relacionados à área de Cultura.
Minuto de silêncio
Vereador Paulo Benedetti (Republicanos) apresentou requerimento de minuto de silêncio pelo falecimento de Natalia Albiero, com 90 anos.
Poda de árvore
Adilson Casagrande (União Brasil) quer saber da Prefeitura sobre o cronograma de poda de árvores na rua José Bonifácio (Centro) e o motivo do setor responsável demorar tanto para fazer as podas. Ainda segundo o vereador, seu questionamento é porque tem recebido cobranças que os munícipes fazem a ele, preocupados com problemas na rede de energia elétrica e pela segurança dos pedestres e motoristas.
Ponte no Palmital
Cássio Carlota (MDB) pede informações à Prefeitura sobre a ponte do bairro Palmital. De acordo com Carlota, depois da finalização do asfaltamento da estrada, os moradores o questionaram sobre a substituição da ponte de madeira que existe no local há muito tempo.
Cultura
Outro requerimento de Carlota pede informações sobre questões culturais do município. Um dos questionamentos é sobre como é a forma de locação da Estação das Artes e qual destinação dos valo res recebidos. O vereador quer saber ainda sobre o planejamento para a criação de um canal de comunicação entre Prefeitura e os artistas. Ele pergunta ainda sobre o calendário cultural da cidade, como é feita a divulgação dos eventos e se existe projeto para um chamamento público para a participação dos artistas nos eventos do município.
Carlota também solicita do setor responsável, resposta sobre a não inscrição de Porto Feliz para receber recursos da Lei Aldir Blanc e se existe algum projeto para incentivo da cultura municipal.
Emenda impositiva
Luís Diniz (PSD) pede à Prefeitura como está o andamento das suas emendas impositivas, aprovadas em 2023. O documento pede cronograma de execução, quais já foram concluídas e se existem impedimentos para a aplicação de alguma de suas emendas.
Família
Teko Gutierre (MDB) usou de seu tema livre e citou todos de sua família para ressaltar a importância de se valorizar as pessoas próximas. Ele destacou que é na família que se busca o apoio, “na hora boa ou na hora difícil”.
“Nós estamos aqui de passagem, fazendo o melhor para nossa população e por pouco tempo. E a gente deve estimar a família, porque a família é tudo na vida da gente”, disse.
Pronto-socorro
Teko lembrou que os atendimentos de urgência e emergência devem ser feitos no novo prédio do Pronto-socorro na avenida perimetral Mário Covas. Segundo ele, por ser início do trabalho, muita gente ainda está confusa e indo à Santa Casa.
O vereador comentou que os exames que antes eram feitos na Santa Casa, também serão realizados no novo PS. Somente em caso de necessidade é que o paciente será transferido para a Santa Casa, onde fica a UTI.
Convênio
A Santa Casa divulgou nota, na semana passa da, comunicando que o hospital mantém os atendimentos de convênio e particulares na rua Olavo Assumpção Fleury, 101. Olair Coan Teko participou da reinauguração do Espaço Cultural Olair Coan, no bairro Água Branca e aproveitou para elogiar as reformas feitas pelo município.
O vereador disse que houve uma demora para o término das obras, mas salientou que “tudo que é bom, é demorado pra fazer”. O espaço, segundo Teko, é amplo, iluminado e está pronto para receber a po pulação com eventos de música, dança, teatro e outros.
Teko comentou sobre a perda do ator Olair Coan, que empresta o nome ao espaço cultural, vítima de um acidente automobilístico. “Um artista que sofreu um acidente na Castelo Branco, muito jovem veio a falecer”, lamentou-se.
Dengue
Adilson Casagrande questionou a Prefeitura sobre os cuidados com a dengue. “Cadê o fumacê? Precisamos acabar com esse mosquitinho da dengue. A população não aguenta a quantidade de pessoas doentes”, reclamou.
Junho
Casagrande destacou as campanhas Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue, e o Junho Laranja, de conscientização sobre anemia e leucemia. O vereador informou que propôs em projeto de lei que as datas sejam incluídas no calendário oficial de Porto Feliz.
Diabetes
O vereador comentou também sobre sua indicação para que os labora tórios públicos e particulares, clínicas e postos de saúde sejam obrigados a oferecer atendimento preferencial aos portadores de diabetes na realização de exames que necessitem jejum.
“Os pacientes nessa condição, quando ficam muito tempo sem se alimentar, podem desencadear quadro de hipoglicemia, além de outros danos à saúde, podendo chegar inclusive a óbito, considerando que ao ficar por muito tempo sem a ingestão de alimentos, o diabético pode apresentar mal-estar como taquicardia, tontura, desmaios e sudorese”, preocupou-se.
Laudo médico
Para Casagrande, o atendimento aos diabéticos deve ocorrer com a mesma prioridade já dada a outros grupos como idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. “Para poder ter o direito ao tratamento prioritário, o paciente de verá apresentar um laudo médico comprovando a sua condição”, alertou.
Faixa adicional
O vereador comentou ainda sobre uma necessidade na vicinal Porto Feliz a Capivari. Segundo ele, há necessidade de uma faixa adicional para aliviar o intenso fluxo de veículos pesados e que colocam em risco os veículos menores, ciclistas e pedestres. Ele pede ao setor de Trânsito que realiza estudo para viabilizar essa melhoria que atenderia os moradores dos bairros Jardim Vante, Altos do Jequitibá e arredores.
Mato alto
A rotatória Élcio Corrêa de Moraes também está nos pedidos do vereador para que haja manutenção. Segundo ele, o mato alto está tirando a visibilidade dos motoristas, o que pode provocar acidentes.
Marginal
Na avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo, Casagrande quer atenção da Prefeitura para o término das obras nas calçadas. “Tem muitos tijolinhos soltos ali, então muitos idosos que caminham por esta local podem sofrer tombos ali. Estive lá e observei que não tem funcionários trabalhando naquele local”, observou.
Parada rápida
Marcelo Tuani (PP) agradeceu o esforço do Governo Municipal em atender demanda dos motoristas de aplicativos. De acordo com ele, de pois de uma reunião intermediada por ele entre os motoristas e a Prefeitura, estão sendo implantadas vagas de parada rápida em pontos estratégicos da cidade. “Havia muita dificuldade de embarque e desembarque de passageiros, principalmente no centro da cidade, e os motoristas de aplicativo me procura ram para a criação desses espaços”, pontuou. Segundo Tuani, serão 12 vagas disponibilizadas que podem ser usadas não somente pelos motoristas de aplicativo, mas pelos motoristas em paradas rápidas.
Jardim Tendá
Tuani trouxe uma boa notícia para os moradores do Jardim Tendá. Uma reivindicação antiga do bairro, será atendida em breve. O vereador adiantou que a área verde deve receber um alambrado em toda sua volta, para evitar a entrada de pessoas, principalmente que se utilizam o espaço para “fins ilícitos”.
Praça
O vereador pediu à população para que ainda não faça uso dos equipamentos instalados na praça ao lado da escola do Bambu. Ele verificou que crianças tem se utilizado da área do parquinho, mas que por não estar concluída a obra, os brinquedos podem ser danificados. “A gente pede para as mães e para a comunidade que tenham um pouquinho mais de paciência, que está quase acabando”, alertou.
Creche do Idoso
Outra boa notícia trazida pelo vereador é sobre a construção do Centro Dia do Idoso, mais popularmente conhecida como Creche do Idoso. Através de solicitação de Tuani, a então deputada Damaris Moura (PSDB) obteve um recurso de 500 mil para a implantação da creche em Porto Feliz. No entanto, o Governo do Estado não deu andamento ao projeto. Agora, segundo o vereador, o Governo Municipal vai construir o espaço com recursos próprios.
Educação
Tuani parabenizou o prefeito Antônio Cásssio Habice Prado (Dr. Cássio/ PL) e o secretário de Educação Celso Iversen pela conquista do prêmio Cidades Excelentes, oferecido pelo Grupo Bandeirantes. Porto Feliz conquistou o primeiro lugar entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes, na categoria de Melhor Educação do Estado de São Paulo.
Olair Coan II
Os vereadores Marcelo Tuani e Saulo do Barganhas (PL) também elogiaram a entrega do espaço Cultural Olair Coan, todo reformado.
Estrada Parque
Saulo do Barganhas (PL) elogiou a Estrada Parque, recém-inaugurada pela Prefeitura. “A Estra da Parque ficou maravilhosa, então fica aqui o convite à população para fazer visita ao local”, elogiou.
O vereador elogiou os agora ex-secretários Célio Peixoto (Chefe de Gabinete) e Lucas Rodrigues (Obras Públicas) pelo empenho na recuperação dessa via que há muito tempo estava abandonada. “Minha família está visitando, está gostando e eu estou vendo todas as vezes que eu fui lá que está sendo bem visitada”, comemorou.
Relembrar
Saulo comentou ainda sobre os feitos do Governo Municipal, salientando a participação dos vereadores nas realizações. O vereador elogiou o prefeito Dr. Cássio que soube utilizar bem os recursos obtidos pelos vereadores, através de emendas par lamentares. Saulo também ressaltou o importante papel da Câmara que apoiou as demandas enviadas pelo Executivo, aprovando os projetos de lei.
“Sem essa Câmara, um prefeito não faz nada e se Dr. Cássio [Prado] foi reeleito com 93%, foi porque realmente essa Câmara deu condição para ele trabalhar”, declarou.
Comentários