O Notável Fotógrafo J. Pinto
- tribunaporto
- há 6 dias
- 2 min de leitura
A foto que ilustra esta crônica mostra o famoso fotógrafo capivariano José Pinto de Oliveira, cujas fotografias eram assinadas com o pseudônimo J. Pinto. Todos os pesquisadores da história de Porto Feliz conhecem, e muito, os registros fotográficos elaborados por José Pinto de Oliveira, ou simples mente Juca Pinto, para os amigos. A grande maioria das fotos antigas que nos permitem apreciar inúmeras imagens de momentos importantes da história da nossa cidade foram registradas pelas câmeras mágicas do ilustre fotógrafo.
José Pinto de Oliveira, Juca Pinto para os íntimos, ou J. Pinto, conforme assinava as suas obras de arte, nasceu na cidade de Capivari no dia 13 de maio de 1873. Era filho de Antônio Pinto de Camargo Barros e de Ana Joaquina de Oliveira Teles. Como fotógrafo profissional de renomada competência técnica, fotografou os grandes acontecimentos políticos, econômicos, sociais e religiosos da sua cidade natal, atividade que também desenvolveu em Porto Feliz fixando os momentos festivos desta cidade bem como os seus prédios e monumentos históricos.
J. Pinto casou-se em Capivari com Ana Ferreira do Amaral Pinto, filha do Professor Antônio de Campos Dias e de Izabel Maria Ferreira do Amaral. Muitas das suas fotografias estão preservadas no Museu de Capivari, como registro de importantes momentos daquele próspero município paulista. Podemos Nem todas as semeaduras vingaram, mas isso foi por conta da pobreza do solo de minha alma. Porém, as principais, as que me ser vem até hoje, tornaram-se frondosas árvores robustas. Talvez seja por isso que carregamos o mesmo nome: Carvalho. afirmar que J. Pinto foi um dos precursores da arte fotográfica em Porto Feliz pela grandeza do seu trabalho, ao registrar imagens inesquecíveis da nossa gente e da nossa história.
José Pinto de Oliveira ou J. Pinto, pseudônimo que o tornou imortal na arte da fotografia, faleceu na cidade de Capivari no dia 28 de abril de 1947, aos 74 anos de idade. Sua obra é um retrato vivo dos momentos e dos monumentos que marcam a história de Capivari e de Porto Feliz. O digno e saudoso fotógrafo era avô do Dr. Almir Pazzianoto Pinto, ex-Ministro do Trabalho e da ilustre Professora Zulma Amaral Pinto Nahum, que em suas respectivas áreas de atuação muito fizeram pelo Município e pelo povo de Porto Feliz.
Ao imortal fotógrafo J. Pinto a nossa homenagem e a nossa gratidão!
Oh linda Terra de Araritaguaba / Das noites enluaradas / A reviver nas bandeiras / As tuas glórias passadas!
Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA
Comentarios