O professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi um dos homenageados pelo consulado de Angola na cidade do Rio. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino- -Americana e Caribenha, o consulado homenageou algumas personalidades com a Ordem Comendador Belmonte.
Entre os homenageados estão alguns integrantes da Guarda Ambiental Elite Florestal do Rio de Janeiro (GAEFRJ): o subcomandante Marcos Antônio Melo de Oliveira, a superintendente Tânia Santos do Jardim Teteo, o superintendente-geral Júlio César do Nascimento Santos e o superintendente da GAEFRJ GA Pinnola.
Também receberam a Ordem Comendador Belmont o perito Forense Alexandre Andrade de Lima. A Medalha de Mérito Bravura será entregue a Paulo Cesar Ramos da Silva, Wantuil da Costa, Paulo Cézar dos Santos Sobreira e o Bispo Eclesiástico Daniel Gonçalves Higino.
A Pastora Eclesiástica Marcela Lima da Cruz Higino foi agraciada com a Medalha Mulher de Valor. Os pesquisadores e doutorandos Carlos Carvalho Cavalheiro e Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro receberam a Medalha Mérito Manguxi.
A ordem
A Ordem Comendador Belmonte é uma organização de honrarias ao mérito, criada para cadastrar, credenciar e valorizar as personalidades que possuem o status honorário de Comendador, além de homenagear pessoas que tenham praticado algum feito excepcional ou benefício à sociedade brasileira. A Ordem Comendador Belmonte foi criada e é dirigida pelo Comendador Márcio Belmonte, que possui diversos títulos acadêmicos e honoríficos, como Doutor Honoris Causa em Educação pela FABIC-TO (2021) e PhD em Teologia pela FITG- -MG (2015).
A iniciativa da Medalha de Mérito Manguxi foi criada pela OCB para homenagear António Agostinho Neto, médico, escritor e político angolano, que foi o primeiro Presidente de Angola após a independência de Portugal, governando de 11 de novembro de 1975 a 10 de setembro de 1979. Durante sua gestão, Agostinho Neto foi chamado de “Manguxi”, termo da língua kimbundu que significa “Agostinho” em português.
Comments