A foto que ilustra esta matéria mostra como era o prédio da empresa Light & Power S/A no ano de 1940. Esse prédio, a exemplo de outros que marcaram a história desta cidade, infelizmente não existe mais. Não olvidemos que a preservação de prédios antigos desempenha, inegavelmente, um papel fundamental na construção e manutenção da identidade de uma cidade, enriquecendo-a com seu visual marcante e evocativo.
É necessário, todavia, que se analise cuidadosa mente as consequências desses esforços de preservação, especialmente no que concerne aos eventuais impactos negativos no desenvolvimento do município e na acessibilidade urbana para os diversos grupos sociais. Nesse raciocínio é preciso compreender que quando a preservação é encarada de forma indiscriminada, sem uma avaliação criteriosa, podem surgir problemas como a escassez de imóveis e o aumento dos custos habitacionais.
Não obstante, muitas cidades reconhecem a importância e o significado de seus antigos prédios ou construções que, peque nos ou grandes, resistem ao tempo para continuar a contar um pouco do passado do local, revivendo lembranças e suscitando a curiosidade de quem observa e procura saber mais sobre a história. Outras cidades, todavia, não dão o mesmo valor para esses prédios e acabam cedendo o espaço a projetos imobiliários que buscam cada vez mais áreas para a construção de edifícios. Existem também, lamentavelmente, cidades que apenas permitem que o tempo e a falta de preservação derrubem seus prédios antigos.
Para relembrar a história e reviver o passa do estamos mostrando o prédio da antiga Empresa Light & Power, que posteriormente alterou sua denominação social para Light-Serviços de Eletricidade S/A e, mais tarde, para Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo S/A. No local onde existiu o velho prédio da foto está a moderna sede da CPFL Piratininga, uma empresa da CPFL Energia S/A, atual concessionária dos serviços de eletricidade no Município de Porto Feliz. A construção original mostrada na foto é no estilo inglês, assim como o belo prédio que abrigou a Estação da Estrada de Ferro Sorocabana. O prédio da Estação foi devidamente restaurado e permanece altaneiro, para relembrar belos momentos da nossa história. No contexto dos fatos é importante ressaltar que a Luz elétrica somente chegou a Porto Feliz no ano de 1912. Antes disso as pequenas vias públicas existentes eram iluminadas pela luz refletida da lua e, também, pelas tochas incandescentes colocadas em pontos estratégicos e acesas, ao cair da noite, por funcionários da Câmara de Vereadores.
Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!
Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA
Commenti