A foto que ilustra esta matéria mostra o antigo casarão do Externato São José situado na Praça Dr. José Sacramento e Silva, esquina com a Rua José Bonifácio, no mesmo local onde hoje se encontra o moderno prédio daquele respeitável educandário.
As honoráveis Irmãs da Congregação das Filhas de São José chegaram a Porto Feliz no dia 24 de agosto de 1934. A princípio vieram três freiras, quais sejam: Irmã Clélia Brancaglion, Irmã Felicita Dalcin e Irmã Feliciana Pétris, todas elas oriundas da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, devidamente acompanhadas pela Irmã Dositéa Da Ré.
Essas irmãs chegaram a Porto Feliz numa época em que o Brasil dava seus primeiros passos para organizar um regime democrático que assegurasse à nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico, apregoados pela Constituição Federal de 16 de julho de 1934.
Como não poderia deixar de ser, as veneráveis irmãs foram festivamente recepcionadas pela população porto-felicense, em solenidade preparada pelo então Vigário da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Cônego José Pedro Belloti. Há 90 anos as Irmãs da Congregação das Filhas de São José vêm realizando importante trabalho na educação da nossa juventude. Pelo respeitável educandário Externato São José passaram inúmeros porto-felicenses que se tornaram cidadãos ilustres enobrecendo a nossa terra e a nossa gente.
Observem a imponência e a bela arquitetura do imóvel, bem como suas inúmeras janelas, o que era usual naqueles velhos tempos. Observem, também, a escadaria de acesso à principal praça pública da nossa cidade, atualmente denominada Praça Dr. José Sacramento e Silva. Notem os antigos postinhos de iluminação pública e o traje elegante do cidadão que passava pelo local. Infelizmente perdemos muitos dos nossos prédios antigos, que retratavam a história bonita desta velha Terra de Araritaguaba, dos Bandeirantes e dos Monçoeiros.
Manifestamos nesta crônica a nossa homenagem e a nossa gratidão para com as Irmãs Filhas de São José, pelos noventa anos de profícuo trabalho pela nossa terra e pela nossa gente!
Foi um dia na história passada / Desta gente que alegre se diz / Bandeirantes que daqui partiram / Encheram de glórias o Porto Feliz!
(Foto: Arquivo pessoal do Professor Roberto Prestes de Souza).
Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA
Comments