top of page

Maçonaria recebe homenagem em sessão solene na Câmara

Loja Intelligência, a ‘Célula Mater da Maçonaria Paulista’, comemorou 193 anos


Foto Paulo Baldini

Na segunda (19) aconteceu na Câmara de Porto Feliz Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional do Maçom, celebrado em 20 de agosto, e ao 193º aniversário de fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Intelligência, nº 14 – Oriente de Porto Feliz, que é reconhecida pelo Grande Oriente do Brasil como a “Célula Mater da Maçonaria Paulista”.


A mesa principal foi composta pelo presidente da Câmara, Paulo Benedetti (Republicanos); o presidente da Loja Inteligência nº 14, José Dionísio Figueiredo; e Lauro Deoclates Galvão, Decano da Loja Inteligência nº 14 de Porto Feliz.


Participaram da solenidade os vereadores Adilson Casagrande (União), Lu Caballero (União), Ciro Valdez (Republicanos), Luís Diniz (PSD), Marcelo Pacheco (PSD), Cássio Carlota (MDB), João Fávero (PP), Teko Gutierre (MDB).


Também presentes membros da instituição; Denise Fragueli Rajaschida, presidente da Associação Acreditar de Porto Feliz, e Wiliams Melaré, presidente do Porto Feliz Tênis Clube.


O mestre de cerimônias Reinaldo Crocco Júnior discorreu uma crônica sua, publicada na TRIBUNA em sua edição do dia 23 de agosto. Crocco Júnior destacou ainda a importância das “atividades maçônicas vivenciadas na velha terra de Araritaguaba nesses 193 anos de sua implantação nesta histórica cidade a exemplo da nossa casa de vereadores ao longo da sua preciosa existência queremos afirmar que decorridos 193 anos desde a sua fundação a loja inteligência 14 continua firme e forte levantando templos à virtude, cavando masmorras ao vício promovendo a defesa da família como verdadeiro alicerce da sociedade trabalhando pelo progresso da nossa terra e da nossa gente e principalmente glorificando a Deus, o grande arquiteto do universo”.


Homenagem

O evento contou ainda com apresentação dos professores da Escola de Música professor Romário Antônio Barbosa, Sidney Camafilho e Eliane Cristina da Silva Marques. Eles homenagearam Crocco Júnior com a exibição de uma canção de sua autoria, deixando o mestre de cerimônias visivelmente emocionado.


Segundo Eliane Marques, Terra de Araritaguaba captura a "essência vibrante de Porto Feliz". Para conhecer a canção, é possível assistir à exibição da dupla durante a solenidade através da página do Facebook da TV Porto Feliz.


Crocco Júnior explicou que a letra é uma reconstrução de uma canção escutada por ele de um seresteiro dos antigos tempos da barra funda, chamado Antenor Ferraz de Oliveira. A canção original se chamava a história de Porto Feliz.


A letra original se perdeu com o passar do tempo e Crocco, enquanto historiador, decidiu reconstruir essa importante composição para manter as homenagens a Porto Feliz.


O que é

O membro do quadro de obreiros da Loja Maçônica Inteligência, Geraldo Sotilo de Camargo, foi convidado para explicar sobre o que é a maçonaria.


De acordo com ele, a maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. “Somos homens livres e de bons costumes. Buscamos ser bons filhos, bons maridos, bons pais, bons profissionais, bons irmãos. Não somos secretos, somos discretos. Não fazemos das nossas boas ações publicações jornalísticas”, comentou.


Ainda segundo Geraldo, os maçons se reúnem em lojas, denominadas templos para a realização de seus trabalhos. “Trabalhamos incessantemente por uma sociedade digna, mais justa, menos desigual. Primamos pelo bem-estar da pátria e da humanidade”, seguiu.


Ele aproveitou para finalizar suas palavras convidando a todos para uma visita ao templo que fica na avenida Silvio Brande Correia, 1.041, no Jardim Vante.


Agradecimentos

O presidente da Loja Maçônica Inteligência, José Dionísio Figueiredo, agradeceu à Câmara pela homenagem através da realização da sessão solene. "Ficará guardada em nossos corações e em toda a nossa existência", disse.


“Nosso legado, adquirido de nossos ancestrais, obedece os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Liberdade de pensamentos e ações, igualdade entre todos os povos e fraternidade para os menos favorecidos”, concluiu.


Importância

O presidente da Câmara, Paulo Benedetti, encerrou a sessão solene destacando o papel de importância que a maçonaria desempenha na sociedade, promovendo ações que desencadeiam valores como fraternidade, igualdade e justiça.


“Embora eu não seja maçom, reconheço a importância desses valores para a construção de uma sociedade mais unida e solidária. Esses são princípios que nos inspiram a trabalhar onde todos possam viver com dignidade”, elogiou.


“Agradeço a presença de todos os irmãos maçons e, assim como aqueles que contribuíram para que essa noite fosse tão especial, que possamos continuar unidos trabalhando juntos para o bem de Porto Feliz, sempre buscando fazer mais e melhor por nossa gente”, encerrou.



4 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page