top of page

Loja Intelligência: 193 Anos de Pioneirismo e História

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Intelligência, nº 14 – Oriente de Porto Feliz - SP, reconhecida pelo Grande Oriente do Brasil como a “Célula Mater da Maçonaria Paulista”, está comemorando 193 anos de fundação e representa um precioso capítulo no conceito histórico da maçonaria paulista e brasileira.


Importante ressaltar, por respeito à tradição e à história, que os irmãos fundadores da Loja Intelligência na Vila de Porto Feliz no dia 19 de agosto de 1831 eram obreiros da Loja Razão de Cuiabá, e aqui chegaram não apenas por conta do episódio Monções, mas principalmente pela forte influência liberal dos políticos locais que compunham, na época, a Câmara de Vereadores. Nesse sentido o historiador Roberto Machado Carvalho em sua crônica intitulada Porto Feliz — Aspectos de sua História, afirma que naquela época a Câmara Municipal da Vila de Porto Feliz era sedimentada na doutrina do liberalismo político, fruto da Revolução Francesa e, nessa linha de conduta, teve participação ativa em episódios da história do Brasil, desde a Proclamação da Independência como na Abdicação do Imperador D. Pedro I, ocorrida no dia 7 de abril de 1831, culminando, nesse mesmo ano, com a fundação da primeira Loja Maçônica da Província de São Paulo, denominada Intelligência.


Afirma ainda o insigne historiador que na Loja Intelligência da Vila de Porto Feliz foi iniciado, após deixar o Ministério da Justiça, o notável político paulista Padre Diogo Antônio Feijó – Regente e Estadista do Império, bem como um dos maiores líderes do Partido Liberal. Ressalte-se, pois que a influência política da Câmara de Vereadores da Vila de Porto Feliz, firmada na doutrina do liberalismo resultante da Revolução Francesa, foi um dos fatores determinantes para que a primeira Loja Maçônica da Província de São Paulo fosse instalada neste recanto paulista, para fazer brotar no sagrado solo bandeirante os ideais maçônicos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


Essa influência liberal democrática, que atraiu para a Vila de Porto Feliz os nossos irmãos fundadores oriundos da Loja Razão de Cuiabá, é a mesma que levou os políticos porto-felicenses a participarem ativamente da Revolução Liberal de 1842, atendendo ao chamado do Regente Feijó e do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Esse movimento revolucionário foi dominado pelas tropas comandadas por Luiz Alves de Lima e Silva — o Duque de Caxias —, que invadiram a Vila de Porto Feliz no dia 24 de junho de 1842 à procura dos revoltosos locais e, auxiliadas pelo Delegado de Polícia Dr. Luiz Bernardo Pinto Ferraz, realizaram as prisões dos chamados “Cabeças da Rebelião”.


Nesse dia foram presos o Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Feliz José Rodrigues Leite e, também, os políticos porto-felicenses Luiz Antônio da Fonseca e Tristão de Abreu Rangel, todos eles membros da Loja Maçônica Intelligência, nº 14. Esses maçons foram julgados pelo Tribunal do Júri na cidade de São Paulo, sob acusação de haverem cometido crimes de guerra e no dia 1 de abril de 1843 foram absolvidos por sentença proferida pelo Juiz de Direito Dr. Carlos Antônio de Bulhões Ribeiro. Observemos, portanto, que desde a sua origem na Loja Razão nº 4 de Cuiabá, de onde vieram os nossos irmãos fundadores, até a sua efetiva participação na Revolução Liberal de 1842, a Loja Intelligência nº 14 registra em sua respeitável história a coragem de homens valorosos que, sob risco de suas vidas, lutaram pela preservação da paz e da democracia no território brasileiro, honrando e dignificando os ideais maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade.


Essa mesma luta continua sendo e sempre será o compromisso de honra abraçado e praticado por todos aqueles que compõem o Quadro de Obreiros da Loja Intelligência de Porto Feliz – Mãe da Maçonaria Paulista! A Maçonaria Paulista pode ser comparada a uma árvore frondosa que espalha as folhas e os frutos dos seus galhos por todos os rincões do Estado de São Paulo, mas tem suas profundas raízes plantadas no solo fecundo deste Porto Feliz! Decorridos 193 anos desde a sua fundação a Loja Intelligência, nº 14 continua firme e forte, levantando templos à virtude, cavando masmorras ao vício, e louvando a Deus o Grande Arquiteto do Universo!


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


(Foto: Estandarte da Loja Intelligência, nº 14 – Oriente de Porto Feliz - Arquivo pessoal do autor).


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page