top of page

Jantar celebra os 193 anos da Loja Intelligência

A primeira loja maçônica do Estado foi fundada em 1831 e iniciou, entre outros, o Regente Feijó



Dando continuidade às comemorações do 193º aniversário, a Loja Maçônica Intelligência promoveu na noite de 30 de agosto um jantar. Antes, a loja tinha sido homenageada pela Câmara com uma sessão solene.


A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Inteligência, nº 14 – Oriente de Porto Feliz (seu nome oficial) foi fundada em 1831 e é reconhecida como a primeira loja maçônica do Estado. Ela ostenta orgulhamente o título de Célula Mater da Maçonaria Paulista.


O jantar reuniu membros da Intelligência, familiares, amigos e convidados no Rotary Club. A maçonaria é uma sociedade filosófica, filantrópica e universal, sem vínculos religiosos, que visa promover a união entre seus membros, incentivar boas ações e aprimorar o caráter humano.


Fundada em 19 de agosto de 1831, quando Porto Feliz ainda era uma vila, a Loja Intelligência nasceu sob inspiração liberal. O Padre Diogo Antônio Feijó, regente durante a minoridade do imperador Pedro II e estadista do Império, foi iniciado na maçonaria em Porto Feliz. Feijó foi um dos maiores líderes do Partido Liberal naquele período.


Como escreveu Reinaldo Crocco Júnior em sua coluna na TRIBUNA, “Decorridos 193 anos desde a sua fundação a Loja Intelligência, nº 14 continua firme e forte, levantando templos à virtude, cavando masmorras ao vício, e louvando a Deus o Grande Arquiteto do Universo”.

3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page