top of page

Estudantes da Coronel Esmédio fazem pesquisa em ‘fontes primárias’


Proporcionar uma experiência significativa de pesquisa histórica. Essa foi a intenção do projeto desenvolvido pelo professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro com seus alunos dos 8ºs anos da escola municipal Coronel Esmédio.


Inicialmente, os estudantes realizaram pesquisas na internet sobre a Revolução Liberal de 1842, uma revolta do início do 2º Reinado, que eclodiu em Sorocaba e teve a participação de pessoas das cidades vizinhas, incluindo Porto Feliz. A pesquisa se desenvolveu a partir de três temas: 1) O que foi a Revolução Liberal de 1842?; 2) Quais as principais lideranças envolvidas?; 3) Que reflexos essa revolta teve em Porto Feliz?


A partir desses levantamentos prévios, os estudantes foram convidados a participar de uma busca por jornais de época, procurando evidências da participação de Porto Feliz nessa revolução. Orientados pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro, os alunos realizaram buscas na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e puderam conferir em documentos originais – imagens digitais de jornais de época – informações substanciais sobre como a cidade de Porto Feliz se posicionou em relação ao movimento de sedição iniciado por Rafael Tobias de Aguiar em Sorocaba.


Os estudantes, então, transcreveram trechos de notícias desses jornais, finalizando assim o exercício de pesquisa. “Foi uma experiência interessante para os alunos, pois tiveram contato com informações produzidas na época do fato. Além disso, perceberam as diferenças de ortografia e a necessidade de um levantamento prévio de informações para o aprofundamento da pesquisa”, conclui o professor Carlos Cavalheiro.


O projeto foi realizado com as quatro salas dos 8ºs anos da Coronel Esmédio.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page