top of page

Escola São José recebe moção da Câmara por seus 90 anos

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (19) uma Moção de Aplausos para a Escola São José por seus 90 anos completados neste mês de agosto. A autora da moção, Lu Caballero (União), relembrou que já no ano passado procurou o colégio para apresentar a moção, “mas aí a irmã pediu que fizesse esse ano justamente por conta dos 90 anos”, disse.


“Eu só tenho que me sentir muito honrada por prestar essa homenagem para vocês. 90 anos é uma história, muita coisa passou, muita coisa aconteceu, então, para nós, é de muita alegria poder estar fazendo essa singela homenagem para vocês, que tanto contribuem para que a nossa cidade se desenvolva, cresça, com seus trabalhos sociais”, finalizou.


Da família

Cássio Carlota (MDB), lembrou de uma apresentação sua em São Paulo. “Eu tenho um pouco de parentesco e uma certa ligação com as irmãs de São José, ressaltando que a irmã Mônica, ela é parente da minha família”, comentou. “Recentemente estive em São Paulo a convite da irmã Simone, fomos fazer uma apresentação lá e a irmã Mônica, aos seus 90 anos, foi lá que a sua bengalinha fez questão de ir lá para rever a gente”, alegrou-se.


“Ela morou aqui, fez parte da história da Escola de São José aqui de Porto Feliz, onde ela relata quanto era duro, fazer macarrão para vender, porque tem umas histórias que o Externato passou, que a gente pôde escutar naquelas reuniões que elas faziam lá na casa das tias, junto com o padre João, junto com meu tio Luiz, o missionário redentorista, o padre Luiz Rodrigues, e tantos outros que pudemos ter a graça e a alegria de conhecer”, disse.


Filhos

Adilson Casagrande (União) citou que seus filhos, Isadora e Ângelo, foram alunos da Escola São José. “Só tenho que agradecer ao Externato, ao Colégio São José, às irmãs São José, que nós precisamos tanto de oração”, declarou.


Década de 90

Marcelo Tuani (PP), relembrou que na década de 90 estudou no colégio. “Pude conviver com pessoas maravilhosas. A irmã Elisa, saudoso Roque Fogaça, que me levou pra trabalhar no ensino superior, Professor Betuel, professora Cassilda, que posteriormente, quando fui fazer minha licenciatura, me formei em matemática, estava fazendo mestrado, ela me indicou pra lecionar no colégio. Só que eu estava em vias de fato de defender a tese, recebi o convite e as agendas não deram certo”, falou.


“Deixo aqui meus parabéns e podem contar sempre comigo no que for possível na questão educacional e vamos seguir em frente. O colégio tem tudo e tem muita lenha pra queimar ainda e tem muita gente pra formar. Parabéns a todos”, encerrou.


Cuidados

Teko Gutierre (MDB), agradeceu a Escola São José por seu trabalho nesses 90 anos em Porto Feliz. “Quantos alunos saíram? É uma árvore gigante que deu tantos frutos, continua dando e vai dar muitos frutos”, comentou.


“Eu fiz a minha primeira comunhão lá há mais de quarenta e cinco anos com a irmã Vicentina. E as palavras, o ensinamento que a irmã me passou há mais de quarenta anos atrás estão guardadas aqui na nossa caixinha que todos têm”, disse.


Reconhecimento

De acordo com o vereador Luís Diniz (PSD), é muito satisfatório votar uma moção para uma instituição como a Escola São José. “É satisfatório a gente estar aqui votando essa moção, que é um reconhecimento do município para a instituição, para o colégio aqui da nossa cidade”, declarou.


Merecida

Dr. João Fávero (PP), também deixou suas homenagens ao colégio. “Essa moção é uma moção muito merecida, muito merecida porque eu sei o que é o trabalho de educar. Eu sei o que faz, qual a diferença que faz na vida das pessoas, na vida das famílias”, elogiou.


90 anos

Neste ano de 2024 a Escola São José, mantida pelo Instituto das Filhas de São José, e que tem o beato Padre Luiz Carbuloto como fundador, comemora os seus 90 anos na cidade de Porto Feliz.


Atualmente, a escola tem como diretora a irmã Tatiana Nascimento da Conceição e como coordenadora, Caroline Camilo de Oliveira Ferrari. São 47 educadores e aproximadamente 250 educandos da educação infantil ao ensino fundamental.


Entre os projetos desenvolvidos no colégio, destacam-se: Projeto Amados Pequeninos, que é da educação infantil; Projeto Saber Viver, que é do primeiro ao quinto ano; Pastoral Escolar, que é do sexto ao nono ano, no qual se trabalha a evangelização dos educandos, movimentando as habilidades socioeconômicas dos alunos.


Campanhas

A Escola São José também desenvolve a campanha dos Lacres Solidários, arrecadando lacres que são depositados em garrafas pets de dois litros e, posteriormente, é feita a troca por cadeiras de rodas que são doadas para instituições da cidade. A escola já doou 12 cadeiras.


Outra campanha desenvolvida é da Tampinha Legal, com a arrecadação de todo tipo de tampinhas plásticas que são encaminhadas para as obras sociais.


Além disso, o colégio também promove a Campanha Solidária com obras sociais com a Cidade dos Velhinhos, APAE e Vicentinos. São arrecadados produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, agasalhos e outras necessidades dessas entidades.


Banda

A banda São José é outro projeto da escola. Conta com a participação de aproximadamente 200 integrantes sobre a regência do professor convidado, Edmilson Marinônio de Almeida, e da professora convidada, Maria Angélica Baso Ortiz.




14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page