Nesta entrevista, o ex-prefeito relembra suas principais realizações em dois governos e fala de seus planos para Porto Feliz
Prefeito por dois mandatos e liderança política há muitas décadas, o Prof. Erval Steiner é o entrevistado desta edição da TRIBUNA. Assim, o jornal completa a série de entrevistas com os candidatos a prefeito nesta eleição. Ao jornal, prof. Erval falou sobre seus principais feitos como prefeito e seus projetos para a cidade. Ele pretende fazer mudanças profundas na Saúde e na Educação. Uma de suas principais metas é a construção de moradias para as famílias de menor renda. Leia a seguir a entrevista com o candidato a prefeito pelo Agir.
TRIBUNA Quem é Erval?
PROF. ERVAL Nasci em Porto Feliz, filho de Marcos Steiner Sobrinho e Henriqueta Ferraz de Oliveira Steiner. Formado em pedagogia pela PUC de Campinas em 1958. Fez construir a piscina na Escola Coronel Esmédio quando diretor. Fui por duas vezes prefeito de Porto Feliz, de 1989 a 1982 e de 2001 a 2004. Fui Presidente do Porto Feliz Tênis Clube por 8 anos, liderando a construção e inauguração do salão social do clube. Fui professor de Matemática e Diretor Escolar por mais de 25 anos.
TRIBUNA Por que escolheu Adilson para ser seu vice?
PROF. ERVAL O vice não é um mero coadjuvante nem puxador de voto, ele tem que ser atuante ao longo de todo mandato. Formado em engenharia pela Unesp e também é engenheiro de segurança pela FACENS. Sua competência e experiência profissional podem ser comprovadas na construção de 110 prédios para abrigar famílias em situação de risco em Cubatão. Atuou como engenheiro projetista em várias empresas por onde passou e também trabalhou na linha de transmissão de alta tensão da Usina de Belo Monte a Araraquara. Foi professor de matemática (como eu), física e química, e também foi Superintendente do SAAE. É o perfil perfeito para o vice que a cidade precisa, com uma visão global de vários setores.
TRIBUNA O que o senhor fez quando foi prefeito de Porto Feliz?
PROF. ERVAL Mais de 1.700 casas no Jardim Excelsior, Jardim Vante e Benedito Diana. Adquirimos e reformamos o prédio atual da Prefeitura. Construímos escolas e creches, a Maria Aparecida Fernandes Leite foi a primeira escola fundamental rural do Brasil. Passamos a APAE para escola de ensino fundamental. Compramos, para o município, uma área de 31 alqueires para a criação do Parque Industrial e moradias no atual bairro Altos do Jequitibá. Construímos o Distrito Industrial às margens da Rodovia Castello Branco no trecho entre Porto Feliz-Sorocaba. Reformamos e construímos os campos de futebol da Vila Angelica, Manduquinha e Jardim Excelsior. Doamos o terreno para a Associação dos Funcionários Públicos criarem seu Clube Social. Criamos o Ambulatório de Saúde Mental de Porto Feliz. Construímos a sede do prédio da Melhor Idade no centro da cidade. Quando fui prefeito, ganhei do governo do Estado um trator agrícola que ficava à disposição de pequenos produtores rurais que possuíam até cinco alqueires de terra, para arar e gradear a terra. Agora vou comprar dois tratores agrícolas que ficarão a disposição do proprietário agrícola.
TRIBUNA Por que se candidatou a Prefeito novamente?
PROF. ERVAL A cidade terá uma arrecadação de R$ 580 milhões/ano em 2025 e esse dinheiro pode e deve ser revertido em muitos benefícios para a cidade se bem administrado e bem empregado.
TRIBUNA Quais sua principal proposta de governo e porquê?
PROF. ERVAL Minha principal proposta é a moradia. Vamos construir mais que duas mil moradias de 40 metros quadrados em lotes de 8 por 25 metros para as famílias de baixa renda, com prestações mensais a partir de R$ 350,00 por 25 anos quando então a família receberá a escritura definitiva.
TRIBUNA Sabemos que no seu plano de governo existe uma preocupação grande com a saúde. Pode nos contar como pretende trabalhar nessa área?
PROF. ERVAL Vamos reverter o dinheiro da arrecadação oferecendo bons médicos concursados com bons salários em todos os Centros de Saúde da cidade. Em cada um deles vamos ter cinco médicos efetivos: Clínico Geral, Pediatra, Ginecologista, Endocrinologista e Geriatra — pois a população está envelhecendo e precisamos ter um cuidado especial com os idosos. Vamos diminuir o tempo de espera na fila da Santa Casa, do Pronto-socorro Municipal, aumentando o número de médicos e de funcionários competentes e treinados para atender a população, pois é ela que me conta onde precisa ser trabalhado. Não posso aceitar passar pelos postos de saúde de manhã e ver filas imensas de pessoas esperando para pegar senha para serem atendidas Faremos uma Clínica de Fisioterapia e Pilates. Também criaremos Agentes de Segurança em cada um dos Centros de Saúde, Pronto-socorro e Santa Casa. Criaremos o Salão Azul para melhorar e ampliar o atendimento as crianças autistas e com TDAH, com mais profissionais treinados para desenvolver as habilidades que essas crianças precisam. Vamos construir a Casa do Idoso, que será um espaço para permanência de pessoas idosas que necessitam de atenção e cuidados, permitindo que seus familiares possam trabalhar durante o dia e buscá-los após o expediente. Nesse espaço teremos uma equipe com enfermeiros especializados, médico geriatra e assistência psicológica.
TRIBUNA O senhor pretende investir em educação?
PROF. ERVAL Sim! E muito! Treinar, rever os salários e valorizar os professores da rede municipal para que as crianças possam crescer em ambientes saudáveis, valorizando suas qualidades e ajudando-as a superar as dificuldades. Vamos investir para que elas aprendam o que é comprometimento para que cresçam e sejam profissionais engajados no mercado de trabalho. O professor é o exemplo da criança na sala de aula! Vamos respeitar o FUNDEB! As escolas ficarão abertas nos períodos de férias para práticas esportivas e de lazer com fornecimento de refeições e lanches em todos os períodos. Vamos construir creches e escolas onde a população precisar! Também criaremos o cargo de Psicólogo Educacional, que serão concursados para atuarem em todas as escolas. Saúde mental é essencial em todos os lugares!
TRIBUNA A questão do meio ambiente é um ponto muito importante que precisa ser questionado. O que pode ser feito?
PROF. ERVAL Vamos construir várias barragens no Ribeirão Avecuia e no Engenho D'água para aumentar a reserva de água da cidade; além de manter e ampliar o reflorestamento das margens do nosso ribeirão a fim de garantir a permanência da água e fazer o desassoreamento do seu leito. Vamos trabalhar nas escolas a importância do meio ambiente, para que a crianças cresçam com a consciência ecológica de que é preciso preservar a natureza para que ela possa continuar nos oferecendo nosso bem maior que é a água. Iremos construir um Aterro Sanitário moderno e municipalizaremos a coleta de lixo gerando uma economia de duzentos mil por mês!
TRIBUNA E a questão dos empregos?
PROF. ERVAL Vamos valorizar o funcionalismo, valorizando os funcionários da Prefeitura e do SAAE e valorizando a PortoPrev. Teremos concurso público para vários cargos existentes e que serão criados em diversas áreas. Vamos criar um novo distrito industrial que vai gerar muitos empregos para a população.
TRIBUNA O senhor fala de responsabilidade no uso do dinheiro público. O que quer dizer com isso?
PROF. ERVAL O dinheiro público é pra ser usado com consciência. Vamos diminuir o número de imóveis alugados. Vamos construir uma sede definitiva da Guarda Municipal. Compraremos motos para garantir segurança 24 horas da população e ampliar seu efetivo. Municipalizar a coleta de lixo. Vamos investir no Cemex criando o Parque da Família, que será gratuito para as pessoas poderem ter seu momento de descontração junto à natureza, com parque de diversão moderno, espaço para piquenique, animais herbívoros e borboletário. Também vamos fazer muro em toda extensão do Cemex para segurança e voltar com os shows mensais e Festa do Peão.
TRIBUNA Que vozes serão ouvidas caso o senhor seja eleito?
PROF. ERVAL Vamos ouvir todas as classes sociais. As portas da Prefeitura estarão abertas todos os dias para todos como fiz nas minhas outras administrações. Também temos pessoas muito competentes que já estão no funcionalismo e precisam ter o merecimento de participar de nossa gestão. Todos terão vez e voz!!
TRIBUNA Qual mensagem gostaria de deixar registrada para os eleitores?
PROF. ERVAL Quero deixar sim uma mensagem a alguns candidatos que dizem que não aguento essa disputa e aos eleitores: a idade não me impede de trabalhar para que a cidade possa ser melhor. Não sou velho! Sou lúcido, experiente e conhecedor das necessidades da população. Sou candidato até o fim e sei que o povo precisa de um prefeito e um vice atuantes, que trabalhem pelo povo e para o povo.
Comments