Agora restam quatro candidatos na corrida eleitoral em Porto Feliz
A pouco mais de uma semana para as eleições municipais, a corrida pelo posto máximo do Executivo perdeu um de seus concorrentes: Erval Steiner (Agir).
Prefeito por dois mandatos, Erval anunciou sua desistência à eleição 2024 no último domingo (22) e comunicou a decisão à Juíza Eleitoral Raisa Alcantara Cruvinel Schneider na segunda-feira (23).
Repercussão
A notícia repercutiu nos bastidores políticos e o ex-prefeito foi a público para esclarecer os motivos de sua renúncia ao pleito.
Licitação
Erval comentou que a motivação da Justiça Eleitoral para apresentar impugnação à sua candidatura foi originada por um processo pendente que “diz que não houve enriquecimento ilícito, não trouxe dano ao cofre público, mas a lei exige que haja licitação”.
“E eu não fiz, segui o mesmo padrão que o outro prefeito deixou, segui o mesmo preço e não podia”, declarou em vídeo numa rede social. “Então, em perigo de não contar nossos votos e favorecer outro candidato, eu decidi apoiar o Wilians Melaré”, comunicou.
Renúncia
Em entrevista à rádio comunitária Clube FM, Erval explicou que a denúncia à época foi feita pelo então vereador Eugênio Motta ao Ministério Público sobre a inexistência de licitação na contratação de publicação de atos oficiais.
“Eu estranhei porque, antes de mim, dois prefeitos não fizeram licitação para publicar atos oficiais. O juiz aceitou a denúncia, me puniu, impondo uma multa pesada. Nós recorremos a São Paulo, ao Tribunal. O Tribunal nos absolveu, dizendo que não houve enriquecimento ilícito”, diz.
“A multa desde lá pra cá vem sendo questionada e até agora a Justiça não decidiu qual é essa multa. O processo está em aberto, e a juíza veio e impugnou por isso”, explicou.
150 votos
O ex-prefeito informou que devido a morosidade da Justiça, decidiu sair da disputa para não acontecer, em sua opinião, o mesmo que em 2004, quando circulou pela cidade que estaria impugnado, o que o teria prejudicado em sua votação. À época ele concorria à reeleição contra Cládio Maffei (PT).
A disputa foi acirrada e Maffei venceu nas urnas por uma diferença de 150 votos. Erval recebeu em 2004, 10.185 votos (38,81%). Já Maffei contou com 10.335 votos (40,39%).
Apoio
Erval Steiner declarou seu apoio a Wilians Melaré e tem seguido ao lado do candidato do PRTB em suas caminhadas pelos bairros. Disputa A disputa à Prefeitura de Porto Feliz segue com quatro candidatos: Célio Peixoto (REPUBLICANOS), Gerão Pacheco (UNIÃO BRASIL), Dra. Nídia Motta (PV) e Wilians Melaré (PRTB).
A votação acontece no dia 6 de outubro. De acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 40.691 eleitores estão aptos a votar em Porto Feliz.
Kommentare