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Duplicação da SP-97 de novo é postergada

Reprodução Google

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) adiou para o próximo ano o “início” da duplicação da rodovia SP-97. No trecho de Porto Feliz ela recebe o nome de Dr. Antônio Pires de Almeida e no trecho sorocabano, Emerenciano Prestes de Barros.


A novela da duplicação poderia chamar-se Empurrando Com a Barriga. Há onze anos o DER anuncia a obra para... o ano seguinte. É uma tradição do departamento, mantida de um governo para o outro.


Projeto

No início de 2013 o Departamento festejava o término do processo licitatório para a contratação do projeto técnico. Este tipo de projeto de engenharia descreve em detalhes tudo o que será feito e serve de base para a licitação da obra propriamente dita.


Ao jornal Cruzeiro do Sul, um técnico do DER previu o início da duplicação no ano seguinte, 2014. E assim foi em todas as administrações estaduais subsequentes.


Caixa gordo

No governo de João Doria (PSDB), as lideranças da região encheram-se de esperanças. Em novembro de 2021, a Secretaria Estadual de Transportes e Logística chegou a anunciar a licitação da obra.


Doria tinha dado um choque de administração no governo paulista e formado um caixa de 50 bilhões. Boa parte dessa bolada seria investida em estradas, prometeu o então governador.


Novo projeto

O DER lançou um edital em 2022 para atualizar o projeto técnico, que envelhecera depois de oito anos de gaveta. O edital dividia o projeto em dois trechos, de Sorocaba à rodovia Presidente Castello Branco e outro da Castello ao trevo da Marechal Rondon em Porto Feliz. Total: 25 quilômetros.


Com a derrota do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) para Tarcísio de Freitas (Republicanos), o dinheiro do caixa foi para outras rodovias e a SP-97 continua na fila de espera. Enquanto isso, os acidentes e as mortes se sucedem.


Silêncio

O DER, como manda a tradição, prevê agora o início da obra para o próximo ano. A própria Natália Resende, para quem o governador Tarcísio criou uma supersecretaria (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), não se manifestou sobre o momentoso assunto. Então, fica combinado assim: a duplicação começa em 2025. Ou não.

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