top of page

Dois alunos da cidade são selecionados para fase nacional de lançamento de foguetes

A escola estadual Maria Aparecida Fernandes Leite está participando da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A MOBFOG é uma competição que envolve alunos do ensino fundamental, médio e superior no lançamento de foguetes. A escola porto-felicense foi inscrita pela professora Edna de Fátima e selecionada para participar. Profª Edna coordena a preparação dos estudantes.


A preparação e construção dos foguetes aconteceu na escola com os alunos divididos por níveis, conforme faixa etária e série, construindo foguetes de acordo com as normas estabeleci das pela organização do evento. No Nível 1 estão os alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental (foguetes de impulso). Nível 2: Alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental (foguetes de  impulso). Nível 3: Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (foguetes de pressurização).


Os lançamentos foram realizados e registrados na unidade escolar, com a supervisão dos professo res. Os resultados, como distância alcançada pelos foguetes e aerodinâmica, sendo registrados e envia dos para a organização da MOBFOG em tempo real, com o registro de vídeos e fotos. Todos os lançamentos foram mensurados. A organização da MOBFOG avalia os resultados enviados pelas escolas. Os alunos e escolas com os melhores desempenhos em cada nível são classificados para a etapa nacional.


Dois alunos da Maria Aparecida Fernandes Leite classificaram-se para a fase nacional, João Pedro Spizzica (9º ano A) e Jhoney Ferreira da Silva (6º ano A). Ambos atingiram os requisitos e as distâncias necessárias para participar da disputa nacional.


Na etapa nacional os alunos realizam novos lançamentos de foguetes, fazem apresentação formal por meio de aula de física sobre impulso, além de outras atividades realizadas nos três dias de participação. A fase nacional será realizada em Barra do Piraí (Estado do Rio) entre os dias 28 e 31 de outubro.


Conforme a pontuação alcançada nas atividades ao longo do evento, considerando os melhores desempenhos, serão premiados com medalhas e certificados os estudantes e escola.


“Estas etapas permitem que os alunos demonstrem seus conheci mentos adquiridos por meio de seminários e sejam avaliados diretamente em novos lançamentos, premiando os melhores projetos de foguetes na competição nacional”, explica a professora Edna.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page