top of page

Conheça o Barão de Porto Feliz

A foto, já desgastada pela ação implacável do tempo, mostra a imagem de Cândido José de Campos Ferraz – O Barão de Porto Feliz. Esse importante homem público nasceu na Vila de São Carlos – atual cidade de Campinas – no dia 25 de outubro de 1830. Na condição de fazendeiro e homem público, foi líder do Partido Conservador na região das atuais cidades de Limeira e Rio Claro.


O Partido Conservador surgiu no cenário político brasileiro no Período Imperial e foi sucessor ideológico direto do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus com membros dissidentes do Partido Moderado. Caramuru era o apelido dado pelos cidadãos brasileiros aos portugueses, burocratas e militares que, durante o Regime Imperial, defendiam a volta do Imperador D. Pedro I para o Brasil.


Cândido José de Campos Ferraz era filho de José Ferraz de Campos – Barão de Cascalho – e de Umbelina de Camargo. Casou-se na Vila de Porto Feliz no ano de 1860 com a porto-felicense Francisca Dias de Toledo – Baronesa de Porto Feliz –, filha do Capitão Antônio Dias de Toledo e de Maria Miquelina Assunção.


Em 6 de novembro de 1867 o Imperador D. Pedro II, por ato de sua autoria, concedeu o título de Barão de Porto Feliz a Cândido José de Campos Ferraz. No dia 4 de dezembro de 1867 o Imperador D. Pedro II enviou uma carta ao destacado político, comunicando-o da distinção nobiliárquica com a qual o havia distinguido.


Observem a carta escrita de próprio pulso pelo Imperador D. Pedro II, na linguagem castiça daqueles velhos tempos: “Mando que o dito Cândido José de Campos Ferraz, daqui em diante, se chame Barão de Porto Feliz e que com o referido título goze de todas as honras, privilégios, exceções, liberdades e franquezas que hão e tem os que usam e sempre usarão os Barões e que de direito lhes pertencem”.


O ilustre homem público recebeu oficialmente o título de Barão de Porto Feliz das mãos do Imperador D. Pedro II, no dia 6 de fevereiro de 1868, data em que o brasão foi registrado junto ao Cartório da Nobreza da Província de São Paulo no Livro número 4, às folhas 96.


O nome do Barão de Porto Feliz foi citado com destaque entre as grandes figuras do Império, no Almanaque da Província de São Paulo do ano de 1873. Nesse mesmo ano o Barão de Porto Feliz foi um dos primeiros fazendeiros a trazer colonos suíços para desenvolver o trabalho da lavoura em sua fazenda. O título nobiliárquico de Barão lhe foi concedido como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Nação.


Cândido José de Campos Ferraz faleceu na cidade paulista de Rio Claro, no dia 12 de dezembro de 1879. Em 16 de outubro de 1986 sua família ofertou ao nosso município um busto de bronze do Barão de Porto Feliz, que se encontra instalado na Praça Dr. José Sacramento e Silva, um dos principais logradouros públicos desta cidade. Tens o nome ligado à conquista / Dos mais brutos e ínvios sertões / E teus filhos o sangue paulista / Dos valentes heróis das Monções!


Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page