top of page

Cidade ganha novo sistema de abastecimento de água

Mais de meio século depois da criação do SAAE, uma nova captação é construída para atender a zona norte


Depois de mais de meio século, Porto Feliz está ganhando um novo sistema de abastecimento de água. O prefeito Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio/PL) inaugurou na sexta-feira 28 a Estação Compacta de Tratamento de Água de Altos do Jequitibá. Ela é a peça-chave do novo sistema baseado no ribeirão Engenho D’Água.


A estação foi acionada oficialmente pelo prefeito Dr. Cássio e pelo superintendente do SAAE, Gustavo Interlick. A obra foi realizada em parceria entre Prefeitura e SAAE.


Novo sistema

A Estação Compacta é totalmente automatizada e tem capacidade para tratar 50 mil litros de água por hora. Um reservatório com capacidade para 500 mil litros vai armazenar a água tratada. O reservatório já existia, mas foi totalmente reformado para ser integrado ao novo sistema.


A água é captada no Tanque Angelieri e transportada até Altos do Jequitibá através de uma adutora com mais de seis quilômetros de extensão. A tubulação, em polietileno de alta densidade (PEAD), tem 250 milímetros de diâmetro.


Marcos Molina

Os tubos de PEAD foram doados pelo empresário Marcos Molina, fundador e atual presidente do Conselho da Marfrig, líder global na produção de hambúrguer e a 2ª maior produtora de carne bovina do mundo.


A pedido do prefeito Dr. Cássio, Molina doou cerca de 4 milhões. Além da tubulação para a adutora, a doação também foi usada na compra de uma bomba de captação e recalque d’água, painéis de comando elétrico e conexões.


Maior segurança

Segundo o prefeito, a nova estação “irá garantir uma maior segurança no fornecimento de água para a cidade, beneficiando os bairros Altos do Jequitibá, Jardim Vante, Bairro da Ponte, Olívio Barbosa, São Carlos e Jardim Madalena e toda região”.


Desde que foi criado em agosto de 1970, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz baseia o abastecimento de água à cidade no ribeirão Avecuia. O novo sistema passa a atender à região de maior crescimento do município, aliviando o consumo da água do Avecuia e dos poços profundos.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page