top of page

Câmara começa o mês aprovando 7 projetos

A maioria era de homenagens, que ficam suspensas de agora até as eleições


Os vereadores votaram sete projetos na pauta da sessão de Câmara da segunda-feira (1). A maioria de honrarias, para cumprir os prazos eleitorais. Elas não podem ser concedidas no período de três meses que antecedem as eleições.


O projeto de lei 19/24 institui e inclui no calendário oficial de Porto Feliz o Junho Laranja, mês de conscientização sobre a anemia e a leucemia. Foi aprovado por unanimidade.


Também aprovado o projeto de decreto legislativo que concede o Prêmio Cultural Antônio Yamamoto a Kauan Mateus Portela. A autora é Lu Caballero (União Brasil).


Lu Caballero também apresentou o PDL 4/24, que concede o Talento Jovem a Alice Vaz Rando.


Já Teko Gutierre (MDB) apresentou título de cidadania honorária a Marli Francisca Carezia, através do projeto de decreto legislativo 3/24.


O vereador também fez o PDL 5/24 de Talento Jovem a Lucas Más Maciel. Ciro Valdez (Republicanos), apresentou o PDL 7/24 que concede o Prêmio Cultural Antônio Yamamoto a Rogério Taveira da Silva.


Finalmente, os vereadores aprovaram o PDL 8/24, de autoria de Lu Caballero, que concede o Destaque da Melhor Idade a Mércia Marques de Souza.


Plano de Cultura

Adilson Casagrande (União Brasil) apresentou requerimento solicitando que o Secretário de Esportes, Cultura e Turismo, Bruno Mendonça, fosse até o Legislativo para falar sobre o projeto de lei 18/2024, que trata do Plano Municipal de Cultura. O requerimento foi rejeitado por 6 votos a 3 pela Câmara.


Saulo do Barganhas (PL) informou a Casagrande que já havia feito um convite informal ao secretário, que se comprometeu a ir até a Casa da Leis para responder às dúvidas dos vereadores.


Minuto de Silêncio

Luís Diniz (PSD) apresentou minuto de silêncio pelo falecimento da senhora Cecília Rocco Piza. Ela era viúva do senhor João de Toledo Piza e deixa as filhas Lucilia e Vanicleia.


Emendas

Através de requerimento, Lu Caballero (União Brasil) pede informações à Prefeitura sobre a aplicação de suas emendas parlamentares. Ela quer saber se os recursos das emendas foram executados e, caso não tenham sido, se existe algum prazo para a aplicação.


Julho Amarelo

Adilson Casagrande usou de seu tema livre para alertar sobre o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. “Essa doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas”, disse.


“As pessoas que se sentirem sintomas, devem procurar uma unidade básica de saúde para realizar os exames”, alertou.


Praça da Matriz

Casagrande pediu para a Prefeitura ter atenção com a Praça da Matriz. Segundo o vereador, há várias lâmpadas queimadas na praça, trazendo problemas para as pessoas que passam pelo local à noite.


CPFL

O vereador fez também um pedido à Companhia Piratininga (CPFL) para que seja melhorada a iluminação na estrada colônia Rodrigo e Silva.


De acordo com Casagrande, os moradores reclamam da falta de iluminação, principalmente para os que a utilizam a pé.


Grades

Ele fez indicação à Prefeitura para que sejam colocadas grades de proteção no canteiro central da rua Otoni Joaquim de Souza. Para Casagrande, da forma como está, o trecho apresenta riscos, já que os condutores de veículos automotores transitam em alta de cidade.


Olair Coan

Casagrande comentou que foi visitar o espaço cultural Olair Coan e elogiou à Prefeitura pela reforma feita no local. “Toda essa reforma foi realizada para que, de fato, seja um local moderno, adequado para receber reuniões, palestras, informações relacionadas à educação e à cultura da rede municipal de Porto Feliz. Quem ganha com isso são os artistas de nossa cidade e da região”, disse.


Estradas

Cássio Carlota (MDB) elogiou o trabalho realizado pelo setor de Obras com relação à manutenção das estradas rurais. Segundo ele, todos os pedidos que a população encaminhada a ele, são repassados ao setor responsável que efetua a manutenção, seguindo um planejamento.


Pronto-socorro

Carlota pediu à Prefeitura que melhore a sinalização viária no entorno do novo Pronto-socorro municipal para que os motoristas saibam exatamente por onde trafegar para chegar ao estacionamento.


De acordo com o vereador, o setor de Trânsito já está providenciando a placa indicando o caminho a ser feito pelas pessoas.


Botão do Pânico

O vereador reforçou mais uma vez em sessão, sobre a necessidade dos moradores da área rural em instalar em seus celulares o aplicativo do Botão do Pânico. “Aquele que não tiver o aplicativo, só procurar pela Guarda Municipal na rua Santa Cruz. É rapidinho, você faz o cadastro e baixa o aplicativo”, recomendou.


AgroPorto

O vereador lembrou também que nos dias 13 e 14 deste mês, sábado e domingo, acontece no Cemex a AgroPorto, feira agropecuária de Porto Feliz.


Neste ano, a atração principal é o cantor sertanejo Michel Teló. A entrada será gratuita.


Largo da Penha

Marcelo Tuani (PP) comentou sobre uma emenda parlamentar que conseguiu junto ao deputado Gilberto Nascimento (PP), no valor de 500 mil reais. O recurso vem para o setor de Turismo e será aplicado para o restauro histórico da Praça Duque de Caxias, o Largo da Penha.


Segundo o vereador, o espaço será transformado num centro histórico, abrigando além da praça, a Secretaria de Cultura (antiga cadeia) e a Casa da Alfândega (Restaurante Belini).


Festa junina

Tuani elogiou as festas juninas do Projeto ABC e da escola Coronel Eugênio Euclydes Pereira da Motta. De acordo com ele, foram festas democráticas, sem ter cobrança para os participantes. “Todos puderam brincar, todos se divertiram, todos puderam comer tudo o que tinha na festa”, elogiou.


Sonorum

O vereador participou também da audição do Instituto Sonorum, acontecida no último sábado (29). De acordo com ele, o projeto já impactou mais de 300 famílias, com aulas de música desde crianças até adolescentes.


Família Telhada

Tuani fechou sua fala informando sobre a visita que fez ao gabinete do deputado estadual Capitão Telhada, na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a ida à capital foi para levar demandas do município e buscar recursos de emendas parlamentares.


Em São Paulo, o vereador teve ainda a oportunidade de conversar com o deputado federal Coronel Telhada.


Escolas estaduais

O vereador aproveitou para levar reivindicação das escolas estaduais de Porto Feliz. Segundo ele, a instalação de ares-condicionados nas salas de aula, prometida há dois anos, está parada. Tuani pediu ao deputado estadual para que intervenha junto à Secretaria de Estado da Educação para que os aparelhos sejam instalados.


ETA

O vereador comentou ainda sobre a inauguração da Estação de Tratamento de Água no bairro Altos do Jequitibá. “É um motivo de orgulho e de alegria para todos, porque lá vai fornecer água para toda aquela região lá de cima e vai desafogar um pouquinho o nosso tão judiado Ribeirão Avecuia”, falou.


Regimento Interno

Saulo do Barganhas (PL) informou que elaborou projeto para alterar o regimento interno da Câmara. Segundo ele, não há necessidade de os vereadores votarem requerimento de minuto de silêncio. “Acho que tem que ser protocolado na Câmara e a gente prestar homenagem póstuma. É simples, não tem que ser votado”, argumentou.


Mais alterações

O vereador pretende ainda ajustar o regimento interno para possibilitar ao vereador a retirada de projetos para ajustes, sem necessidade de o Executivo intervir. Também pretende limitar o número de moções apresentadas por vereador.


Subterrâneo

Saulo pretende também apresentar projeto obrigando que os novos loteamentos tenham em sua infraestrutura o aterramento de fios e cabos.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page