Parte dos recursos provenientes de superávit serão usados na melhoria dos sistemas de abastecimento
Os vereadores aprovaram na sessão de Câmara da segunda-feira (19) um crédito suplementar para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no valor de R$ 3.200.000,00. O recurso será coberto pelo superávit financeiro apresentado pela Prefeitura.
Na justificativa do projeto, o prefeito Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio/PL) informou que os recursos previstos no Orçamento para 2024 da autarquia “demonstraram-se insuficientes, fazendo-se necessário reforço pontual da ordem de três milhões e duzentos mil reais, de modo a não comprometer a continuidade das atividades administrativas, operacionais e de investimentos”.
Salários
O documento explica ainda que parte do recurso será destinado ao pagamento de salários e demais benefícios da autarquia, em razão da “recomposição do quadro de pessoal promovida em 2024, para suprir o aumento da demanda de serviços, aposentadorias, exonerações e afastamentos por motivos de saúde”.
Equipamentos
A justificativa prevê ainda com a suplementação de recursos a troca de equipamentos de informática que “apresentam sérias limitações, como baixa capacidade de processamento, frequentes falhas e incompatibilidade com softwares modernos”.
O SAAE pretende também locar equipamentos de pequeno e grande porte, necessários para a execução de projetos voltados à modernização e expansão da infraestrutura hídrica. O documento destaca a interligação dos poços tubulares ao sistema de reservação existente, como sendo “vital para aumentar a capacidade de oferta de água e assegurar que o abastecimento público possa atender de forma eficiente à crescente demanda”.
Outros serviços
A suplementação também deve cobrir despesas com prestadores de serviço, além de promover a manutenção de suas instalações.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Requerimento
Adilson Casagrande (União) apresentou requerimento pedindo informações sobre o reflorestamento em áreas ambientais. Ele quer saber se existe um cronograma ou planejamento da Prefeitura e em quais áreas a ação acontece.
Padroeira
Teko Gutierre (MDB) parabenizou os festeiros de Nossa Senhora Mãe dos Homens, por ocasião da comemoração da padroeira de Porto Feliz, em 15 de agosto. “Quero agradecer a todos os festeiros, porque é difícil organizar tudo certinho para que corra da melhor forma possível, para agradar todos que estão lá, é um trabalho difícil”, comentou.
“Fica também os meus parabéns para o Padre Carlinhos, para toda a equipe lá pelo trabalho que fizeram agora nessa última festa, agora dia 15 de agosto, para Nossa Senhora Mãe dos Homens”, finalizou.
Violência
Adilson Casagrande (União), lamentou as ocorrências recentes envolvendo violência contra a mulher na cidade. “Como todos sabem, pois o caso tomou uma grande proporção na mídia regional e até nacional, sobre o homem que matou a sua mulher e em seguida tirou a sua própria vida na Vila América”, relatou.
O vereador citou ainda outro caso ocorrido na cidade, na quarta-feira (14). “O homem tentou matar a esposa e se trancou na casa e ateou fogo em si, morrendo carbonizado. É muito triste”, disse. “Rogo que as leis brasileiras sejam mais endurecidas e que agressores de mulheres recebam penalidades mais rigorosas. Em mulher não se bate”, finalizou.
Padroeira II
Casagrande também comentou sobre o dia 15 de Agosto, feriado municipal da padroeira da cidade, Nossa Senhora Mãe dos Homens. “É uma data importante para mim e para aqueles que professam a fé católica”, citou.
“Agradeço ao arcebispo da Arquidisoese de Sorocaba, Dom Júlio, que se fez presente na Missa Solene e o Padre Carlinhos e todo o clero presente”, elogiou.
Segurança
O vereador disse ainda ter visitado as bases da Guarda Municipal e da Polícia Militar, conforme havia falado em tema livre na sessão do dia 5. “Fui pedir mais segurança para Porto Feliz”, explicou.
“Fui muito bem recebido nas duas respeitadas corporações. Revi amigos, conversei sobre as ocorrências de roubos e furtos que estão ocorrendo em nossa cidade e sei que medidas serão tomadas”, relatou.
Veículo
O vereador trouxe ainda uma situação com final feliz. “Em relação ao carro uma família que vende pastel na Vila Angélica e havia sido roubado no dia 10 de agosto, foi encontrado em Boituva. Em meio a tantas notícias tristes, graças a Deus o automóvel foi recuperado e todos com todos os pertences da vítima”, comemorou.
Feminicídio
Luís Diniz (PSD) usou de seu tema livre para comentar sobre os recentes casos de feminicídio na cidade. “A gente mora numa cidade pequena e os casos que vem acontecendo de violência doméstica e feminicídio é muito grave. A repercussão nacional que isso gera para a nossa cidade é terrível. Então enquanto autoridade do município eu peço, eu suplico as nossas autoridades não só municipais, mas também que a gente possa ter força no estado, ter força no governo para que a gente tenha políticas públicas voltadas a essas mulheres”, observou.
“Fica também aqui minha solidariedade a todas as mulheres e meu pesar a família das vítimas”, concluiu.
Padroeira III
Diniz também parabenizou os organizadores da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da cidade.
APAE
O vereador terminou sua fala parabenizando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que completou 55 anos de existência no domingo (18). “Faz um trabalho de excelência no município, então ficam aqui os meus parabéns a APAE de Porto Feliz”, elogiou.
Próxima sessão
Os vereadores voltam a se reunir em Sessão de Câmara somente no dia 2 de setembro, às 19h.
Comentários