top of page

Autor doa livro à biblioteca Dr. Cesário Motta Júnior

O acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Cesário Motta Júnior foi enriquecido nesta semana com uma obra doada pelo próprio autor. Na segunda-feira (10) o dr. Sílvio Vieira de Andrade Filho entregou à Biblioteca um exemplar de seu livro ‘Um Estudo Sociolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, do Antigo Caxambu e de seus Arredores’.


Com 336 páginas, o livro compara algumas falas africanas do Brasil e trata delas historicamente. Mapas, documentos e fotos (quase todas tiradas pelo próprio autor) ilustram a obra. O autor está preocupado como o desaparecido da cupópia, uma fala africana que é o traço cultural mais forte da região do Cafundó, em Salto de Pirapora, nascida no antigo Caxambu, em Sarapuí.


A obra do dr. Andrade Filho apresenta um estudo de ecolingüística que destaca a resistência lingüística de seus falantes. O desaparecimento de uma fala e da cultura representa uma perda irreparável para a compreensão do próprio homem. Assim, não é possível assistir ao desaparecimento da cupópia sem os necessários registros e estudos.


Cheia de curiosas narrações, a obra pode ser usada por folcloristas e por alunos da rede escolar. Ela oferece também elementos sobre a linguística africana no Brasil e sobre a linguística geral, para o estudo do português rural brasileiro. Contribui para a pesquisa do negro brasileiro antes e depois da Abolição, ajuda no o mapeamento das comunidades negras no Brasil e no estudo dos bairros rurais brasileiros.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page