Os alunos da escola municipal José Elias Habice Filho (ensino fundamental) têm saído em excursões para ampliar seus conhecimentos. É o Projeto Aulão, que nesta semana levou uma nova turma para conhecer o Museu do Ipiranga.
O museu foi reinaugurado no ano passado, depois de uma reforma que durou nove anos e custou 235 milhões de reais. O prédio construído em 1895 recobrou todo seu esplendor e deslumbrou os alunos porto-felicenses.
A visita ocorreu sob a orientação dos professores Vera Lúcia Andrade e Sandro Henrique com o apoio da coordenadora Milca Veris. Os estudantes tiveram uma experiência interdisciplinar, aumentando seus conhecimentos em história, geografia e educação patrimonial.
Eles também ficaram frente a frente com pedaço da história de Porto Feliz, a tela Partida da Monção, pintura a óleo de José Ferraz de Almeida Júnior. O quadro, pintado em 1897, tem 6m40 por 3m90 e está no acervo do Museu do Ipiranga desde 1929, levado pelas mãos de Afonso d’Escragnolle Taunay, então diretor do Museu Paulista na época. Ele resgatou a Partida da Monção, que estava na Pinacoteca do Estado, para dar-lhe uma sala especial, totalmente dedicada às monções e ao bandeirantismo.
A visita desta semana foi feita pelos alunos dos 8ºs anos da José Elias Habice Filho. Anteriormente, alunos de outras séries já participaram do Projeto Aulão e visitaram a Pinacoteca do Estado e o Museu do Ipiranga.
Atualmente, o museu com onze exposições de longa duração, como Memórias da Independência, Passados Imaginados e Mundos do Trabalho. Vale muito a pena conhecer.
Comments