top of page

A Família do Médico Alvares Machado


A belíssima tela que ilustra esta matéria é do ano de 1873 e mostra uma típica família de Porto Feliz. Trata-se de obra bastante valiosa do pintor francês Hércules Florence, pois retrata, na verdade, o núcleo familiar do médico e conceituado político paulista Francisco Álvares Machado.


A vida política de Álvares Machado iniciou-se na Vila de Porto Feliz, onde foi incentivado a frequentar clubes políticos, ingressando no ativo círculo liberal da província integrado por homens como Diogo Antônio Feijó, Nicolau Campos Vergueiro, Francisco de Paula Souza e José da Costa Carvalho. Nessa época Alvares Machado foi apresentado a Hércules Florence, um dos principais personagens da Expedição do Barão de Langsdorff, que partiu do Porto de Araritaguaba na Vila de Porto Feliz, no dia 22 de junho de 1826 e percorreu milhares de quilômetros pelo interior do Brasil, fazendo registros dos aspectos mais variados de sua natureza e sociedade, constituindo no mais completo inventário do País.


Hércules Florence e Aimé Adrien Taunay foram os artistas plásticos encarregados de realizar a documentação iconográfica ao longo do extenso trajeto da expedição. Ao retornar da histórica viagem Hércules Florence casou-se na Vila de Porto Feliz, no dia 4 de janeiro de 1830, com a porto-felicense Maria Angélica Álvares Macha do Vasconcelos, filha do Médico e político Francisco Álvares Machado e de Cândida Maria de Barros, cuja família estampa em sua obra.


Após o casamento, Hércules Florence fixou residência na então pacata Vila de São Carlos, atual cidade de Campinas, um dos polos culturais mais importantes do Estado de São Paulo. A história registra que Florence havia conhecido sua futura esposa antes da partida da viagem que mudaria a sua vida, na Vila de Porto Feliz. Hércules Florence e sua esposa Maria Angélica tiveram 13 (treze) filhos em um casamento que perdurou apenas 20 anos, pois Maria Angélica faleceu no dia 18 de fevereiro de 1850, na atual cidade de Campinas, com a idade de 36 anos.


O ilustre inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileira nasceu na cidade de Nice (França) em 29 de fevereiro de 1804 e faleceu em Campinas no dia 27 de março de 1879, aos 75 anos de idade. O ilustre médico e político Francisco Alvares Machado faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 4 de julho de 1846, com apenas 54 anos de idade.


Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!


 Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page