A foto que ilustra esta crônica mostra como era a antiga Praça Dr. Alvim atual Praça Coronel Esmédio, na região central da cidade de Porto Feliz, no decorrer do ano de 1920. Observem ao fundo a Casa de Comércio do Sr. João Gastardelli e Cia talvez o único estabelecimento comercial existente, na época, naquela região da cidade. Há notícia, todavia, de que por esse tempo existia também o Armazém do Sr. Numa Chatel, que estava localizado na então Rua Sorocaba, atual Rua Newton Prado, na parte alta da cidade.
Conforme se observa o estabelecimento comercial do Sr. João Gastardelli estava situado onde atualmente estão o Hotel Monções e a Loja Cybelar. Notem que em frente à casa comercial está estacionada uma carroça encilhada por duas parelhas de burros, que parece estar carregada com gêneros alimentícios e também com um barril de madeira, comumente utilizado na época para o transporte de aguardente. Ressalte-se, por oportuno, que naquele tempo a cidade de Porto Feliz era pródiga na fabricação de aguardente de cana de excelente qualidade, graças à especialização que distinguia as dezenas de pequenos engenhos espalhados pela nossa zona rural.
Notem à direita do prédio que a atual Rua André Rocha ainda não estava completamente aberta. Observem à esquerda a atual Rua Bandeirantes, ao que parece com duas mãos de direção, vez que há um carro “pé de bode” descendo pelo local. Notem, ainda, um enorme poste fincado no meio da via pública, tendo atrás de si duas bombas de gasolina que pertenciam ao comerciante libanês Sr. Sarkis Abibe.
Essa bela região central da cidade de Porto Feliz também era ponto de táxi, o que se demonstra pelos dois veículos provavelmente da marca Ford Modelo T, que foi desenvolvido e fabricado pela empresa norte-americana Ford, entre os anos de 1908 e 1927, e que ali estavam estacionados à disposição dos usuários. Um desses veículos, com certeza, pertencia ao saudoso Zé de Lúcia que foi o primeiro motorista de táxi de Porto Feliz!
A iluminação pública que somente chegou a esta cidade no ano de 1912, ainda era bastante incipiente na época da foto, pois ao que parece existia apenas um braço de luz em um poste à esquerda e outro à direita para iluminar a velha Praça Dr. Alvim em toda sua amplitude!
Essa belíssima foto, já castigada pela ação implacável do tempo, nos mostra a encantadora simplicidade dos velhos tempos! Trata-se de um primoroso trabalho do saudoso fotógrafo J. Pinto e foi publicada pelo antigo jornal local “O Municipal”, que tinha como redator o também saudoso e brilhante jornalista porto-felicense Sabino José de Mello.
Foi um dia na história passada / Desta gente que alegre se diz / Bandeirantes que daqui partiram / Encheram de glórias o Porto Feliz!
(Foto de J. Pinto – Jornal “O Municipal”).
Reinaldo Crocco Júnior é advogado, escritor, pesquisador e colaborador da TRIBUNA
コメント