top of page

Última sessão de Câmara acontece em clima de festas

Cinco vereadores despedem-se do Legislativo


A sessão desta segunda-feira (9) — a última de 2024 — transcorreu de forma tranquila, em clima de festas de fim de ano. A reunião dos vereadores representou o fim da linha para cinco deles: Cássio Carlota, Ciro Valdez, Dr. João Fávero, Dr. Marcelo e Saulo do Barganhas.


Quatro não foram reeleitos e o médico Marcelo Pacheco concorreu a vice-prefeito na chapa de Gerão, derrotada nas urnas por Célio Peixoto e Lucas Rodrigues.


A Câmara aprovou ainda dois projetos de denominação de rua e de prédio público e seis Moções de Aplausos.


Aplausos

Os vereadores aprovaram cinco Moções de Aplausos de autoria de Adilson Casagrande (União Brasil). Os homenagea-dos foram: Eduardo de Arruda, Marcelo Paulo Lopes de Oliveira, Walter José da Silva e Albino Patuci e Estação & Cultura Centro de Artes.


Banda

Teko Gutierre (MDB) também apresentou uma Moção de Aplausos, à Corporação Musical Bandeirantes Porto-felicense pelos 92 anos de fundação.


Agradecimento

Ciro Valdez (eplicanos) aproveitou o tema livre para agradecer a todos que o acompanharam em seu mandato como vereador. “Caros amigos, eleitores, colaboradores e cidadãos, chegamos ao fim de um ciclo de quatro anos de trabalho intenso, dedicação e muito aprendizado. Ao refletir sobre todo esse período, meu coração se enche de gratidão, de emoção, por tudo que vivemos juntos”.


Valdez estendeu os agradecimentos à sua esposa Rebeca, a seu assessor Caio, aos servidores municipais da Câmara e aos colegas vereadores. Ele também elogiou o trabalho do prefeito Dr. Cássio Prado (PL). “Sua gestão foi essencial para que muitos das nossas propostas se concretizassem e com isso pudemos avançar na melhoria da qualidade de vida da nossa população.”


Boa sorte

Ciro aproveitou ainda para deixar votos de boa sorte ao prefeito eleito, Célio Peixoto (Republicanos), e ao vice- -prefeito eleito, Lucas Rodrigues. “Tenho plena confiança de que, com seu compromisso, ética e dedicação, nossa cidade continuará no caminho do progresso e transformação. Desejo a ambos muito sucesso, sabedoria, para que possa atender às expectativas da nossa população e seguir trabalhando para o bem comum de todos.”


Novos caminhos

Cássio Carlota (MDB) contou um pouco sobre sua trajetória até ser eleito para a Câmara. “Digo para vocês que não reclamo, porque para mim, como contei uma breve pedaço da minha história, foi um aprendizado muito grande, porque uma pessoa que veio de lá de baixo e rapidinho se tornar também uma das autoridades da cidade. Gostei, foi bom, porque conheci pessoas novas, pude aprender um pouco mais sobre política, pude, naquilo que estava ao meu alcance, ajudar algumas pessoas, arrumar alguns inimigos, mas eu acho que essa passagem não é para mim uma despedida, mas uma abertura de novos caminhos, como eu venho trilhando.”


Ser útil

Carlota agradeceu aos seus eleitores. “O que me resta dizer a todos aqueles que votaram em mim na primeira vez, a todos aqueles que votaram em mim na segunda vez, o meu muito obrigado. Muito obrigado por essa oportunidade de participar e fazer parte de um pedacinho da história de Porto Feliz como vereador. Então a minha alegria se torna bastante a ver que eu pude ser útil ajudando a nossa cidade nesses quatro anos naquilo que estava ao meu alcance, repito.”


Deputado

Adilson Casagrande (União Brasil) se reuniu com o deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos) em Sorocaba. “O objetivo do encontro foi solicitar a interseção parlamentar junto à Secretaria Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano para que Porto Feliz seja contemplada como vida longa, conjunto habitacional que tem caráter protetivo e é voltado a idosos com renda de até dois salários mínimos que vivem preferencialmente sozinhos em situação de vulnerabilidade social ou sem respaldo familiar.”


De acordo com Casagrande, Vitão protocolou o seu pedido e o vereador participa de reunião, em data a ser agendada, com o Secretário Estadual de Habitação, Marcelo Cordinale Branco.


Emendas

Casagrande destacou a importância das emendas impositivas e para onde vai enviá-las. Segundo ele, serão 181 mil para Santa Casa, 40 mil para a APAE, 30 mil para a Cidade dos Velhinhos, 35 mil para o Monte Carmelo, 44 mil para Casa Beracá e 31 mil para o Corpo de Bombeiros. “Para o ano que vem já tenho agenda de compromissos com deputados estaduais e federais para buscar recursos para Porto Feliz nas áreas de saúde, educação, segurança e habitação.”


Dois mandatos

Vereador Saulo do Barganhas (PL) também fez uma análise sobre sua passagem pelo Legislativo ao longo de seus dois mandatos. “Eu me dediquei, eu estudei o regimento interno, tive discussões na Câmara, acaloradas inclusive, mas sempre embasada no regimento, e deu tudo certo. A gente fez o que tinha que ser feito, a gente passou por inúmeras discussões aqui e a gente conseguiu apoiar o prefeito a transformar a nossa cidade.”


Recursos

Para Saulo, ele foi o vereador que mais trouxe recursos para Porto Feliz. “Saio de cabeça erguida porque fui o vereador que mais trouxe recursos na história da cidade de Porto Feliz. Visitei inúmeros deputados, inúmeros, muitas visitas não surtiram efeito, mas muitas delas a gente teve êxito. Então eu só consegui trazer esse tanto de recursos para a cidade no momento mais difícil, porque a cidade era endividada porque eu corri muito atrás, na fase mais difícil de Porto Feliz.”


Regimento

O vereador comentou ainda que ainda gostaria de ver mais alterações no regimento interno. Fez críticas ao número de moções e requerimentos, principalmente os de minuto de silêncio que, no seu modo de ver, não necessitariam de aprovação do edis, apenas sendo respeitado o minuto de silêncio em todas as sessões.


Sem força

O vereador disse ter abdicado de promover uma campanha mais incisiva para apoiar a eleição de Célio Peixoto e Lucas Rodrigues. “Vários parentes meus reclamaram que eu não fui visitá-los na minha campanha, não fui mesmo, eu fiz uma campanha mais singela, divulgação de internet, divulgação de rua, mas sem muita força, eu já tinha meu propósito cumprido enquanto vereador.”


Emendas II

Saulo também comentou sobre os recursos destinados via emenda impositiva. Segundo ele, serão 180 mil para a compra de ares-condicionados para as unidades de Saúde do município. Ele também encaminhou recursos para a compra de um veículo de resgate para causa animal e aquisição de chips de identificação para os pets.


Caminhada

O presidente da Câmara, Paulo Benedetti (Republicanos) também deixou seus agradecimentos. “Queria aqui agradecer todos os vereadores, os vereadores que fizeram essa caminhada comigo. Eu sempre fui da política, mas nunca na Câmara. Eu sempre fui estar envolvido em questões populares, em projetos, trabalhei muito tempo na área da saúde, então a gente vê que cada momento da vida da gente é um momento de aprendizado. Eu aprendi muito com todos vocês aqui, com todos, sem exceções. Então agradecer a cada um que está aqui, aqueles que vão continuar a caminhada, aqueles que não vão continuar na caminhada, vão continuar morando no meu coração, pode ter certeza, a gente criou um vínculo, esse vínculo não vai se desfazer.”


Ele também agradeceu aos servidores do Legislativo, à diretora Élide Martorano, aos seus assessores César e Rafael, aos seus colegas vereadores, sua família e seus eleitores.


Na torcida

Benedetti comentou ainda que segue na torcida pela boa Administração dos eleitos Célio Peixoto e Lucas Rodrigues. “Eu, de todo coração, eu moro nessa cidade, minha família está aqui, meus amigos estão aqui. Então eu torço para que o governo do Célio e do Lucas seja ainda melhor do que o do Dr. Cássio. Que eles frutifiquem muito, porque minha família está aqui, a gente tem que torcer".


Nomes de rua

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram o PL 34/24, de autoria do vereador Marcelo Pacheco da Cunha (PSD). O projeto denomina como rua José Taborda a atual rua 9 do Condomínio Portal Ville Flamboyant.


“Durante toda a sua vida, o Sr. José Taborda foi cumpridor dos seus deveres de cidadão porto-felicense, sempre contribuindo para o engrandecimento de nossa cidade, tendo, inclusive, trabalhado na construção da Rodovia Castello Branco”, afirma o autor em justificativa.


Centro Oncológico

Por ser a última Sessão do ano, os vereadores incluíram em regime de urgência especial o Substitutivo 1 ao PL 33/24. De autoria do vereador João Augusto Fávero, denomina a unidade de saúde anexa à Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz como Centro Materno Infantil Oncológico Célio Prado Júnior.


“Em 1958, Célio Prado Júnior faleceu aos três anos de idade em decorrência de um tumor de Wilms, uma experiência dolorosa que afetou não apenas sua família, mas também todos ao seu redor. Essa denominação não apenas presta uma homenagem ao pequeno Célio Prado Júnior, mas também simboliza a luta contra o câncer infantil e a importância de um espaço dedicado ao cuidado e ao acolhimento de pacientes oncológicos e suas famílias”, diz parte da justificativa do projeto.


Ausência

Lu Caballero (União Brasil) se sentiu mal durante a sessão de Câmara, saindo do plenário. O vereador e médico Marcelo Pacheco (PSD) também deixou os trabalhos em plenário para prestar auxílio à colega.


A sessão foi interrompida por alguns minutos pelo presidente Paulo Benedetti. Em seu retorno, ele informou que os vereadores não voltariam.


A vereadora informou à TRIBUNA que teve uma indisposição e que se recuperou e passa bem.


Recesso

A Câmara entra em recesso a partir da segunda-feira (16). Os trabalhos na secretaria só retornam no dia 2 de janeiro, quinta-feira. Já os vereadores só retornam às atividades no dia 3 de fevereiro. Isso se não houver a convocação para uma Sessão Extraordinária nesse período de férias.


Posse

No dia 1º de janeiro, às 17 horas, será realizada a Sessão Solene de Instalação da Legislatura 2025/2028 e posse dos eleitos a vereador, prefeito e vice-prefeito. A cerimônia será realizada na Câmara.


Novo presidente

Após a Sessão Solene, os vereadores se reúnem para decidir quem será o próximo presidente do Legislativo para o biênio 2025-2026. Sabe-se que tanto os vereadores eleitos da base como os opositores pretendem lançar candidatura. Hoje a base governista conta com seis vereadores, o que daria margem à vitória na composição da nova Mesa Diretora.


No entanto, o que pode azedar o “já ganhou” é o fato de que existem vários vereadores que pretendem ocupar o gabinete da presidência.


História

Não é de hoje que a presidência da Câmara provoca desavenças políticas. Ao longo da história de Porto Feliz, há diversos casos de quebras de acordos, viradas de mesa, mudanças de lado, tudo para chegar ao cargo máximo do Legislativo.


Vamos aguardar o desenrolar das conversas. Há um consenso de que para ambos os grupos é de suma importância ficar com a presidência. Os bastidores da política seguem favorecidos pelos embates na campanha eleitoral deste ano e a votação obtida pelos grupos.


Lá como cá

A Câmara de Boituva fez como a de Porto Feliz e na segunda-feira (9) votou reajuste de subsídios para o mandato 2025-2028. O projeto prevê R$ 25.039 para o Prefeito, R$ 12.519 para o Vice-Prefeito e R$ 13.910 para os Secretários Municipais. De acordo com a Câmara de Boituva, “a medida corrige defasagens acumuladas sem comprometer o orça-mento municipal, respeitando o equilíbrio fiscal”.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page